dc.contributor.advisor | Guzzo, Guilherme Brambatti | |
dc.contributor.author | Lindemann, Roque Luiz | |
dc.contributor.other | Lima, Valderez Marina do Rosário | |
dc.contributor.other | Giovannini Júnior, Odilon | |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T12:43:53Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T12:43:53Z | |
dc.date.issued | 2024-09-05 | |
dc.date.submitted | 2024-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13747 | |
dc.description | Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno mais participativo em aula, mais autônomo quanto à busca pelo conhecimento, interagindo intensamente com seus pares, professores e objetos do conhecimento. A base teórica deste trabalho foi fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky, na aprendizagem significativa de Ausubel e nos conhecimentos neurocientíficos que se entrelaçam sustentando a aprendizagem ativa. Neste trabalho é descrito o passo a passo da formação continuada realizada com os docentes participantes, envolvendo o estudo e a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa pelos professores com seus alunos, sendo os resultados apresentados nas seções finais onde foram analisados pela técnica a análise de discurso e organizados em categorias quanto à participação efetiva dos estudantes nas estratégias propostas. Como produto educacional foi organizado um Portfólio da Formação Docente realizada, contando com um resumo da teoria explorada, das estratégias implementadas e o planejamento dos docentes que as colocaram em prática. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with the continuing training of teachers carried out in the municipality of Boa Vista do Sul, with Elementary School teachers on Active Learning. Active Learning addresses the importance of a more participative student in class, more autonomous in the search for knowledge, interacting intensely with their peers, teachers and objects of knowledge. The theoretical basis of this work was based on Vygotsky's socio-interactionist theory, usubel's meaningful learning and the neuroscientific knowledge that intertwines supporting active learning. This work describes the step-by-step continuous training carried out with the participating teachers, involving the study and application of active learning strategies by teachers with their students, with the results presented in the final sections where they were analyzed using the technique of discourse analysis and organized into categories regarding the effective participation of students in the proposed strategies. As an educational product, a Portfolio of Teacher Training carried out was organized, with a summary of the theory explored, the strategies implemented and the planning of the teachers who put them into practice. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Active learning | en |
dc.subject | Neurosciences | en |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.title | Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0574445011378333 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | LINDEMANN, Roque L. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Farroupilha | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-09-04 | |