Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Guilherme Brambatti
dc.contributor.authorLindemann, Roque Luiz
dc.contributor.otherLima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.otherGiovannini Júnior, Odilon
dc.date.accessioned2024-09-05T12:43:53Z
dc.date.available2024-09-05T12:43:53Z
dc.date.issued2024-09-05
dc.date.submitted2024-07-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13747
dc.descriptionEste trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno mais participativo em aula, mais autônomo quanto à busca pelo conhecimento, interagindo intensamente com seus pares, professores e objetos do conhecimento. A base teórica deste trabalho foi fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky, na aprendizagem significativa de Ausubel e nos conhecimentos neurocientíficos que se entrelaçam sustentando a aprendizagem ativa. Neste trabalho é descrito o passo a passo da formação continuada realizada com os docentes participantes, envolvendo o estudo e a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa pelos professores com seus alunos, sendo os resultados apresentados nas seções finais onde foram analisados pela técnica a análise de discurso e organizados em categorias quanto à participação efetiva dos estudantes nas estratégias propostas. Como produto educacional foi organizado um Portfólio da Formação Docente realizada, contando com um resumo da teoria explorada, das estratégias implementadas e o planejamento dos docentes que as colocaram em prática. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with the continuing training of teachers carried out in the municipality of Boa Vista do Sul, with Elementary School teachers on Active Learning. Active Learning addresses the importance of a more participative student in class, more autonomous in the search for knowledge, interacting intensely with their peers, teachers and objects of knowledge. The theoretical basis of this work was based on Vygotsky's socio-interactionist theory, usubel's meaningful learning and the neuroscientific knowledge that intertwines supporting active learning. This work describes the step-by-step continuous training carried out with the participating teachers, involving the study and application of active learning strategies by teachers with their students, with the results presented in the final sections where they were analyzed using the technique of discourse analysis and organized into categories regarding the effective participation of students in the proposed strategies. As an educational product, a Portfolio of Teacher Training carried out was organized, with a summary of the theory explored, the strategies implemented and the planning of the teachers who put them into practice. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectActive learningen
dc.subjectNeurosciencesen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.titleQualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0574445011378333pt_BR
mtd2-br.author.lattesLINDEMANN, Roque L.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR
local.data.embargo2024-09-04


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples