Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorFae, Alexandre Roberto
dc.contributor.otherRamos, Flávia Brochetto
dc.contributor.otherBasso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.date.accessioned2024-09-11T12:04:16Z
dc.date.available2024-09-11T12:04:16Z
dc.date.issued2024-09-09
dc.date.submitted2024-06-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13756
dc.descriptionNesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi construída a partir de ideias da teoria sociointeracionista de Vigotski: mediação, internalização, interação social, zona de desenvolvimento proximal e, em especial, a teoria de formação de conceitos. O corpus de pesquisa foi composto de três obras didáticas que, juntas, estão presentes em quase 80% das escolas de administração pública estadual e federal do município de Caxias do Sul. As obras selecionadas foram analisadas com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), e as categorias que emergiram desse processo foram: apresentação de contextos, apresentação de definições, propostas de atividades e retomadas de pré-requisitos. A terceira categoria foi dividida em três subcategorias: propostas de questões e testes, propostas de atividades com uso de tecnologia digital e propostas de explorações e investigações. Os resultados indicam que o livro didático tem potencial de mediação na construção dos conceitos de função afim e de função quadrática, em especial se: retomar conceitos que são pré-requisitos por meio de sondagens, apresentar situações de contexto relacionadas aos conceitos a serem estudados, enunciar as definições na linguagem simbólica combinada à linguagem materna e propor atividades variadas como questões contextualizadas, problematizações com uso de tecnologia digital, explorações e investigações que priorizem a interação social, a comunicação verbal e a produção escrita. Esses quatro aspectos, apresentados de forma articulada, potencializam a mediação da obra didática no processo de construção de conceitos de função afim e de função quadrática. Esse potencial está integrado à atuação do professor como mediador no processo de aprendizagem, por meio de explicações, orientações e intervenções que contribuem na construção e internalização desses conceitos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present how Secondary Education mathematics textbooks, indicated by PNLD 2021, can mediate the construction of concepts of affine and quadratic functions. The theoretical basis of this research was built on ideas from Vygotsky's socio-interactionist theory: mediation, internalization, social interaction, zone of proximal development and, in particular, the theory of concept formation. The research corpus consisted of three teaching books which, together, are present in almost 80% of state and federal public schools in the municipality of Caxias do Sul. The selected textbooks were analyzed based on the discursive textual analysis of Moraes and Galiazzi (2011), and the categories that emerged from this process were: presentation of contexts, presentation of definitions, proposals for activities and retakes of prerequisites. The third category was divided into three subcategories: proposals for questions and tests, proposals for activities using digital technology and proposals for explorations and investigations. The results indicate that textbooks have the potencial to mediate the construction of the concepts of affine and quadratic functions, especially if taking up concepts that are prerequisites through probing, presents contextual situations related to the concepts to be studied, states definitions in symbolic language combined with mother tongue and proposes varied activities such as contextualized questions, problematizations using digital technology, explorations and investigations that prioritize social interaction, verbal communication and written production. These four aspects, presented in an articulated way, enhance the mediation of the didactic work in the process of constructing concepts of affine and quadratic functions. This potential is integrated with the teacher's role as a mediator in the learning process, through explanations, guidance and interventions that contribute to the construction and internalization of these concepts. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio) - Estudo dirigidopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectVigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTextbooks - Mathematicsen
dc.subjectMathematics (elementary school) - Study and teaching - Supervisionen
dc.subjectNational Textbook Program (Brazil)en
dc.subjectEducationen
dc.titleA construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotskipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/8039394157086146pt_BR
mtd2-br.author.lattesFAE, A. R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-09-07


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples