Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorMartins, José Arthur
dc.contributor.authorZucchinali, André
dc.contributor.otherGiovannini Jr., Odilon
dc.contributor.otherOurique, Pedro
dc.date.accessioned2024-10-07T17:46:36Z
dc.date.available2024-10-07T17:46:36Z
dc.date.issued2024-10-05
dc.date.submitted2024-08-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13857
dc.descriptionEsta dissertação irá apresentar UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALGEBRA. A opção pela realização de um trabalho com essa temática se deu através da análise de dados obtidos a partir da prova SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS) do ano de 2021 realizada em uma escola da rede pública estadual da cidade de Caxias do Sul-RS. Esses dados demonstraram que estudantes do 1º ano do Ensino Médio possuem um entendimento abaixo do esperado em noções algébricas elementares. Esta etapa de sua vida estudantil é justamente o início de um ciclo de 3 anos denominado atualmente de Ensino Médio que finaliza as suas trajetórias na Educação Básica e que precede o Ensino Superior. Logo ter um bom entendimento nessas noções algébricas é muito importante para a continuidade de seus estudos. Diante desse cenário e com o intuito de contribuir com estudantes e professores, elaborou-se um Produto Educacional configurado no formato de um Guia Didático de Álgebra Elementar com olhar focado em habilidades algébricas dos anos finais do Ensino Fundamental composto de 8 módulos onde os conteúdos estão divididos e organizados visando tornar a sua utilização clara e coerente tanto para alunos como para professores com o objetivo de que ele se torne de fato uma ferramenta útil nas práticas pedagógicas de ambos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation will present A STUDY ON LEARNING DIFFICULTIES IN ALGEBRA. The option to carry out work on this theme was made through the analysis of data obtained from the SAERS test (RS School Performance Assessment System) in 2021 carried out in a state public school in the city of Caxias do South-RS. These data demonstrated that students in the 1st year of high school have a lower than expected understanding of elementary algebraic notions. This stage of your student life is precisely the beginning of a 3-year cycle called High School that ends your career in Basic Education and precedes Higher Education. Therefore, having a good understanding of these algebraic notions is very important for continuing your studies. Given this scenario and with the aim of contributing to students and teachers, an Educational Product was created in the format of an Elementary Algebra Teaching Guide with a focus on algebraic skills in the final years of Elementary School, composed of 8 modules where the contents are divided and organized with the aim of making its use clear and coherent for both students and teachers with the aim that it actually becomes a useful tool in the pedagogical practices of both. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAlgebra - Study and teaching (high school)pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleIdentificando as dificuldades de aprendizagem em álgebra no ensino médio através da prova do SAERSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3453610463364077pt_BR
mtd2-br.author.lattesZUCCHINALI, A.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail
Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige