Turismo e educação ambiental : uma análise a partir de instrumentos legais e projetos pedagógicos de cursos de graduação
Mostra/ Apri
Data
2016-11-23Autore
Bonin, Sara Massotti
Orientador
De Conto, Suzana Maria
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
A Educação Ambiental (EA), na perspectiva do turismo e hospitalidade, é um importante objeto de estudo na produção de conhecimento. Nesse contexto, situa-se a presente investigação, que busca a reflexão sobre as relações que se estabelecem entre as políticas públicas, projetos pedagógicos de cursos de bacharelado em turismo, produção do conhecimento e a dimensão ambiental. Como objetivo da pesquisa destaca-se: analisar a inserção da educação ambiental em cursos de bacharelado em Turismo do Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se da pesquisa documental para auxiliar na investigação, no sentido de verificar como a dimensão ambiental é contextualizada nos documentos oficiais. Assim, o corpo documental da pesquisa constitui-se dos seguintes elementos: Constituição Federal Brasileira; Política Nacional do Turismo (Lei Geral do Turismo); Plano Nacional de Turismo (2013-2016); Política Nacional do Meio Ambiente; Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002; Política Estadual de Educação Ambiental – RS; Plano Nacional de Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Instrumento de Avaliação Institucional Externa; Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo – Bacharelado e Projetos Pedagógicos de Cursos de Bacharelado em Turismo de três instituições de ensino superior. Referente aos projetos pedagógicos de cursos destaca-se que foram analisados aqueles disponibilizados nos endereços eletrônicos das respectivas Instituições de Ensino Superior. Os resultados obtidos permitem concluir que a dimensão ambiental encontra-se vinculada predominantemente às disciplinas constantes nos projetos pedagógicos analisados, evidenciando lacunas com relação à transversalidade da temática ambiental.