Análise da viabilidade de exportação de conduletes e acessórios de alumínio para o mercado dos Estados Unidos
Fecha
2024-09-07Autor
Loose, Guilherme Arthur
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As construções estão cada vez mais otimizadas e dinâmicas, as quais necessitam mão de obra ágil e alternativas práticas de instalações. Quando se trata de instalações elétricas, os conduletes e acessórios de alumínio se enquadram como uma alternativa para processos menos trabalhosos e mais funcionais. Eles são amplamente utilizados em ambientes industriais e vêm experimentando uma demanda crescente em instalações aparentes de diferentes setores devido a praticidade de instalação, facilidade ao realizar manutenções e design alternativo em relação ao tradicional. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade de exportação de conduletes e acessórios de alumínio para o mercado dos Estados Unidos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória que analisou as características gerais do país estudado, as barreiras comerciais existentes, as certificações exigidas e os requisitos de qualidade dos produtos, o perfil dos concorrentes e dos consumidores, os preços praticados, os canais de distribuição utilizados, entre outros aspectos. Os resultados do estudo indicaram que o mercado dos Estados Unidos oferece oportunidades para novos entrantes, pois, se tratando de um dos maiores consumidores do mundo, o país apresenta grande potencial de consumo, considerando que cada uma das três redes de lojas abordadas no estudo são abastecidas por apenas uma grande marca. A partir da comparação dos padrões de qualidade dos produtos, a força das marcas atuantes no mercado e o potencial competitivo que a fabricante possui em relação aos concorrentes. Identificou-se que a fabricante se apresenta competitiva, desenvolve produtos que atendem aos padrões de qualidade exigidos no mercado da américa do norte, possui atendimento qualificado e próximo. Assim, a partir de algumas adequações de embalagens e ajustes na engenharia dos conectores de alumínio, a empresa abordada no estudo é capaz de promover seus produtos no mercado norte-americano. [resumo fornecido pelo autor]