• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuição da formação acadêmica do curso de administração na gestão dos recursos financeiros dos estudantes

Thumbnail
View/Open
TCC Jean Marcos Haas.pdf (2.182Mb)
Date
2024-09-06
Author
Haas, Jean Marcos
Orientador
Tumelero, Nívia
Metadata
Show full item record
Abstract
As universidades desempenham um papel vital no desenvolvimento de habilidades e competências financeiras, ajudando os indivíduos a aprender habilidades práticas de gestão financeira pessoal, fornecendo aos estudantes as ferramentas para tomar decisões. A educação financeira pode preparar os indivíduos para lidar com um sistema financeiro complexo melhorando a qualidade de vida das pessoas. O objetivo do trabalho é analisar como a formação acadêmica no curso de Administração contribui para a gestão dos recursos financeiros dos estudantes. O presente estudo utilizou uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com questões para verificação dos conhecimentos dos respondentes sobre o tema, a capacidade deles em aplicar de maneira prática esses conhecimentos, além de questões que visaram traçar o perfil dos alunos entrevistados. Por meio de resultados foi possível identificar que o curso administração contribui no processo de tomada de decisão, no consumo e nos investimentos dos estudantes. Foi também possível constatar que a maioria dos acadêmicos possuem um perfil conservador e utilizam a caderneta de poupança como seu principal investimento. Foram identificados que os hábitos dos estudantes se alteraram desde o início da graduação, mostra que eles são rigorosos no controle de seus gastos, não possuem dividas, e utilizam aplicativo ou site para organizar suas finanças. Constatou-se que eles não querem depender apenas da aposentadoria do governo, para isso fazem o planejamento de sua aposentadoria com poupança ou previdência privada. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13952
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV