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dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorBento, Dejair da Rosa
dc.contributor.otherBarbosa, Maria Carmen Silveira
dc.contributor.otherMóres, Andreia
dc.date.accessioned2024-11-14T17:04:38Z
dc.date.available2024-11-14T17:04:38Z
dc.date.issued2024-11-14
dc.date.submitted2024-10-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13986
dc.descriptionEsta dissertação apresenta um estudo sobre a educação integral na pré-escola. Direcionada às crianças de 4 e 5 anos, a pré-escola faz parte da etapa da Educação Infantil e, neste trabalho, nosso foco voltou-se à iniciativa de oferecer esta etapa em tempo integral nas Escolas de Ensino Fundamental do município de Bento Gonçalves-RS. Esta pesquisa está vinculada ao PPGEDU-UCS, na linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a concepção de educação integral das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e como esta concepção pode favorecer a pré-escola em tempo integral. Os objetivos específicos foram identificar nas políticas e nos documentos do município orientações sobre educação integral e em tempo integral nas EMEF; analisar nos documentos das escolas e do município e como se configura o tempo, o espaço e o currículo para a pré-escola de tempo integral da EMEF; verificar nos documentos das escolas e nos documentos do município qual o tempo das crianças e dos professores na pré-escola de tempo integral da EMEF. Como delineamentos metodológicos, a pesquisa foi empreendida através de pesquisa documental, utilizou-se a Abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball abordando três contextos: o contexto de influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática. Foi utilizada para a análise dos documentos a Análise de Conteúdo proposta por Bardin(1977). O referencial teórico que sustentou a pesquisa foi baseado em Barbosa (2006), Kramer (2006, 2007), Moll (2023). Como concepção de Educação Integral da EMEF pré-escola de Bento Gonçalves encontramos que existe na Proposta Pedagógica e no Regimento Escolar das escolas a menção sobre a finalidade da educação como sendo o pleno desenvolvimento de todos os alunos, não referindo-se apenas as crianças da pré-escola. Inferimos que a concepção de educação e currículo que constam nas PP das escolas dialogam com as orientações da Base Nacional Comum Curricular, propondo o processo de ensino-aprendizagem por competências e habilidades, respeitando essas aprendizagens para a Educação Infantil, por meio dos campos de experiências e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento proposto para esta etapa. Atrelado a isso aparece de forma explícita a identificação das escolas com os 4 pilares da educação (aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver) que foram apresentados em 1998, como parte do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI: Educação: um tesouro a descobrir, organizado por Jacques Delors. Compõe essa concepção de educação integral os aspectos relacionados ao espaço físico das escolas que ainda são insuficiente para contribuir com uma educação integral em tempo integral, sendo basicamente formados por salas de aulas. Um dos achados mais importantes desta pesquisa foi de que o tempo oferecido e verificado na MC das escolas é inferior ao estabelecido nas legislações, ou seja, encontramos na MC das escolas uma carga horária de 5.6 horas diárias, não condizente com o que orientam a Lei 14.640 de 2023, o PNE (2014),o PME (2015) e a Resolução do CME n. 054 de 2023, que o tempo mínimo de permanência das crianças na escola deve ser igual ou superior a 7 horas diárias. O último aspecto que compõe essa concepção de educação integral foi o tempo das crianças e dos professores que fazem parte da pré-escola em tempo integral de Bento Gonçalves. Na perspectiva das crianças esse tempo servirá se for utilizado para brincar mais, explorar mais, conhecer-se mais, aprender mais, conviver mais e com diferentes pessoas e para expressar-se mais. Está previsto nas propostas pedagógicas das escolas que participaram deste trabalho, que as crianças vivam suas infâncias e tenham experiências diversificadas ao longo da jornada escolar. Em relação aos professores, vimos que existem muitas atribuições a esse cargo e muitas responsabilidades com o processo educativo das crianças. Nos documentos das escolas não está prevista a carga horária dos professores que atuam na pré-escola em tempo integral. Isso nos sugere que ainda estejam cumprindo cargas horárias fracionadas em mais de uma escola o que muitas vezes torna o trabalho docente desgastante e desvinculado de uma proposta de educação integral. Uma concepção de educação integral em tempo integral deve prever e viabilizar professores também em tempo integral. Acreditamos que assim terão mais tempo para planejar, mais tempo para conhecer e conviver com as crianças, mais tempo para escutar e brincar com as crianças, mais tempo para pensar, discutir e buscar alternativas para uma educação integral em tempo integral que seja de qualidade e que promova a equidade para todos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on full-time pre-school education. Aimed at children aged 4 and 5, pre-school is part of the Early Childhood Education stage and, in this work, our focus was on the initiative to offer this stage full-time in Primary Schools in the municipality of Bento Gonçalves-RS. This research is linked to the PPGEDU-UCS, in the research line Educational Processes, Language, Technology and Inclusion. The general aim of this research was to understand the conception of integral education in Municipal Elementary Schools (EMEF) and how this conception can favor full-time preschool. The specific objectives were to identify guidelines on comprehensive and full-time education in EMEF in the municipality's policies and documents; analyze in school and municipal documents how time, space and curriculum are configured for EMEF's full-time preschool; check in school documents and municipal documents how long children and teachers spend in EMEF's full-time preschool. The research was carried out through documentary research, using the Policy Cycle Approach proposed by Stephen Ball, addressing three contexts: the context of influence, the context of text production and the context of practice. The content analysis proposed by Bardin (1977) was used to analyze the documents. The theoretical framework underpinning our research was based on Barbosa (2006). Kramer (2006, 2007), Moll (2023). As for the concept of Comprehensive Education in Bento Gonçalves pre-schools, we found that the Pedagogical Proposal and the School Rules of the schools mention the purpose of education as being the full development of all students, not just pre-school children. We infer that the concept of education and the curriculum in the schools' PPs are in line with the guidelines of the Common National Curriculum Base, proposing a teaching-learning process based on competencies and skills, respecting this learning for Early Childhood Education, through fields of experience and the learning and development rights proposed for this stage. Linked to this is the explicit identification of schools with the 4 pillars of education (learning to be, learning to know, learning to do and learning to live together) that were presented in 1998 as part of the Report to UNESCO of the International Commission on Education for the 21st Century: Education: a treasure to be discovered, organized by Jacques Delors. This conception of comprehensive education includes aspects related to the physical space of schools, which are still insufficient to contribute to full-time comprehensive education, and are basically made up of classrooms. One of the most important findings of this research was that the time offered and verified in the MC of schools is less than that established in the legislation, that is, we fund in the MC of schools a workload of 5.6 hours per day, which is not in line with the guidelines of Law 14.640 of 2023, the PNE (2014), the PME (2015) and the CME Resolution No. 054 of 2023, which state that the minimum time children spend at school must be equal to or greater than 7 hours per day. The last aspect that makes up this conception of comprehensive education was the time of the children and teachers who are part of the full-time preschool in Bento Gonçalves. From the children's perspective, this time will be useful if it is used to play more, explore more, get to know each other more, learn more, socialize more and with different people, and express themselves more. The pedagogical proposals of the schools that participated in this work foresee that children live their childhoods and have diverse experiences throughout the school day. Regarding teachers, wesaw that there are many duties for this position and many responsibilities with regard to the educational process of children. The school documents do not specify the workload of teachers who work full-time in preschool. This suggests to us that they are still working split hours in more than one school, which often makes teaching work exhausting and disconnected from a proposal for comprehensive education. A concept of comprehensive full-time education must foresee and enable full-time teachers to also work full-time. We believe that this way they will have more time to plan, more time to get to know and spend time with the children, more time to listen and play with the children, more time to think, discuss and seek alternatives for a full-time, comprehensive education that is of quality and that promotes equity for all. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Bento Gonçalves (RS)pt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducation, Preschool - Bento Gonçalves (Brazil)en
dc.subjectComprehensive educationen
dc.subjectEducationen
dc.titleEducação Integral na pré-escola: um estudo sobre a iniciativa de Bento Gonçalves/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6053985768664982pt_BR
mtd2-br.author.lattesBENTO, D. R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2024-11-09


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