Formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalves
Visualizar/ Abrir
Data
2024-11-19Autor
Lovat, Bruno Andrade Machado
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - RedimPratEdu - Redimensionamento das práticas educativas no contexto da cidadania e educação digital". Seu objetivo principal é analisar como são ofertados os cursos de formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional por parte da Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município de Bento Gonçalves aos professores do Ensino Fundamental. O referencial teórico aborda o conceito de cultura digital e uma revisão sobre o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, inclusive a educacional. Além disso, apresenta as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à presença das tecnologias digitais no ambiente escolar. Discorre também sobre as contribuições da formação inicial e continuada para as práticas pedagógicas e sobre políticas públicas com foco em cultura digital e educação. O delineamento da pesquisa atrela-se à abordagem qualitativa, em que os dados foram construídos a partir de documentos e examinados com base em Análise de Conte do. A construção dos dados foi realizada a partir de documentos contendo relatórios disponibilizados pela SMED com a relação dos cursos ofertados e seu conteúdo programático dentro de um recorte temporal de seis anos (2018-2023). Os dados construídos indicam que os cursos de formação continuada oferecidos durante o período do estudo foram disponibilizados nas modalidades presencial e online, não havendo menção a outras formas de oferta nos documentos analisados. Além disso, é possível afirmar que foram oferecidos cursos de formação continuada com foco na cultura digital durante o período da pesquisa, observando-se uma diminuição na oferta durante a pandemia de Covid-19. São apresentados, ainda, dados relacionados a cada um dos anos correspondentes aos documentos analisados, incluindo a quantidade de cursos oferecidos e seu respectivo recorte temporal. A apresentação desses dados permite uma compreensão aprofundada das ações da Secretaria em relação à formação continuada, especialmente aquelas com foco na cultura digital, e pode indicar como essas ações se desenvolveram ao longo do período analisado. No entanto, devido à natureza da pesquisa documental, não foi possível determinar se os cursos oferecidos foram suficientes para apoiar os professores no contexto de uma educação inserida na cultura digital. [resume fornecido pelo autor]