Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPescador, Cristina Maria
dc.contributor.authorLovat, Bruno Andrade Machado
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherKoehler, Cristiane
dc.date.accessioned2024-11-19T15:06:08Z
dc.date.available2024-11-19T15:06:08Z
dc.date.issued2024-11-19
dc.date.submitted2024-10-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14000
dc.descriptionEsta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - RedimPratEdu - Redimensionamento das práticas educativas no contexto da cidadania e educação digital". Seu objetivo principal é analisar como são ofertados os cursos de formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional por parte da Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município de Bento Gonçalves aos professores do Ensino Fundamental. O referencial teórico aborda o conceito de cultura digital e uma revisão sobre o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, inclusive a educacional. Além disso, apresenta as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à presença das tecnologias digitais no ambiente escolar. Discorre também sobre as contribuições da formação inicial e continuada para as práticas pedagógicas e sobre políticas públicas com foco em cultura digital e educação. O delineamento da pesquisa atrela-se à abordagem qualitativa, em que os dados foram construídos a partir de documentos e examinados com base em Análise de Conte do. A construção dos dados foi realizada a partir de documentos contendo relatórios disponibilizados pela SMED com a relação dos cursos ofertados e seu conteúdo programático dentro de um recorte temporal de seis anos (2018-2023). Os dados construídos indicam que os cursos de formação continuada oferecidos durante o período do estudo foram disponibilizados nas modalidades presencial e online, não havendo menção a outras formas de oferta nos documentos analisados. Além disso, é possível afirmar que foram oferecidos cursos de formação continuada com foco na cultura digital durante o período da pesquisa, observando-se uma diminuição na oferta durante a pandemia de Covid-19. São apresentados, ainda, dados relacionados a cada um dos anos correspondentes aos documentos analisados, incluindo a quantidade de cursos oferecidos e seu respectivo recorte temporal. A apresentação desses dados permite uma compreensão aprofundada das ações da Secretaria em relação à formação continuada, especialmente aquelas com foco na cultura digital, e pode indicar como essas ações se desenvolveram ao longo do período analisado. No entanto, devido à natureza da pesquisa documental, não foi possível determinar se os cursos oferecidos foram suficientes para apoiar os professores no contexto de uma educação inserida na cultura digital. [resume fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis master's thesis is linked to the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul and to the research line "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." The study is part of the Project - RedimPratEdu - Redimensionamento das práticas educativas no contexto da cidadania e educação digital". The main goal is to analyze how continuing development courses with focus on digital culture in the educational environment are offered by the Municipal Bureau of Education (SMED) of the municipality of Bento Gonçalves to elementary school teachers. For theoretical support, the study approaches the concept of digital culture and a review on how digital technologies have advanced in society today - including in education. In addition to that, it focuses on a document called Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especially in matters that concern the presence of digital technologies in the school environment. It also deals with how initial and continuing education might contribute towards teachers' pedagogical practices and with political policies focused on digital culture and education. The research design is linked to the qualitative approach, in which the data were constructed from documents and examined based on Content Analysis. The data were constructed from reports made available by SMED with the list of courses offered and their program content within a time frame of six years (2018-2023). Data point out that the continuing education courses that took place within that time frame were offered online or face-to-face, and there is nothing mentioned to other modes in the documents analyzed. In addition to that, it is possible to establish that some courses with focus on digital culture were offered during this time frame and that a reduction in that offer can be observed during the years corresponding to the pandemics of Covid-19. The study presents some data related to each year corresponding to the documents analyzed, including how many courses were offered and when. However, due to the nature of this being documentary research, it was not possible to determine whether the courses offered were satisfactory to support teachers in the context of education within digital culture. [resume fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Bento Gonçalves (RS)pt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectPublic schools - Bento Gonçalves (Brazil)en
dc.titleFormação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalvespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4342126323065869pt_BR
mtd2-br.author.lattesBruno Andrade Machado Lovatpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2024-11-18


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples