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dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorSouza, Diego Corrêa Peres de
dc.contributor.otherTeixeira, Ricardo Roberto Plaza
dc.contributor.otherGiovannini Júnior, Odilon
dc.date.accessioned2024-11-28T13:49:16Z
dc.date.available2024-11-28T13:49:16Z
dc.date.issued2024-11-27
dc.date.submitted2024-10-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14017
dc.descriptionEste trabalho apresenta uma pesquisa que investiga como uma sequência didática focada na apresentação e discussão sobre matéria escura nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de física do Ensino Médio pode influenciar no entendimento de alguns conceitos de física básica. Para fundamentar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas as ideias de Gaston Bachelard, especialmente os conceitos de perfil epistemológico e obstáculos epistemológicos. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. A análise dos resultados permitiu a elaboração de uma versão aprimorada da sequência didática resultando no produto educacional desta dissertação. Os resultados indicam um potencial positivo significativo para a implementação da temática da matéria escura em discussões no nível de Ensino Médio. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a research study that investigates how a didactic sequence focused on the presentation and discussion of dark matter in teaching-learning processes in high school physics classes can influence the understanding of some basic physics concepts. To theoretically support this dissertation, the ideas of Gaston Bachelard were used, especially the concepts of epistemological profile and epistemological obstacles. The didactic sequence was applied in a third-year high school class at a public school in Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. The analysis of the results led to the development of an improved version of the didactic sequence, resulting in the educational product of this dissertation. The results indicate a significant positive potential for the implementation of the theme of dark matter in discussions at the high school level. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectPhysics ( High school)en
dc.subjectLearningen
dc.titleO problema da matéria escura: astrofísica contemporânea no ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/6644765199668508pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-11-26


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