O problema da matéria escura: astrofísica contemporânea no ensino de física
Data
2024-11-27Autore
Souza, Diego Corrêa Peres de
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa que investiga como uma sequência didática focada na apresentação e discussão sobre matéria escura nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de física do Ensino Médio pode influenciar no entendimento de alguns conceitos de física básica. Para fundamentar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas as ideias de Gaston Bachelard, especialmente os conceitos de perfil epistemológico e obstáculos epistemológicos. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. A análise dos resultados permitiu a elaboração de uma versão aprimorada da sequência didática resultando no produto educacional desta dissertação. Os resultados indicam um potencial positivo significativo para a implementação da temática da matéria escura em discussões no nível de Ensino Médio. [resumo fornecido pelo autor]