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dc.contributor.advisorBoff, Elisa
dc.contributor.authorLuvisa, Liliane Eitelven
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherPereira, Luiz Henrique Ferraz
dc.date.accessioned2024-12-05T13:39:59Z
dc.date.available2024-12-05T13:39:59Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.date.submitted2024-10-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14027
dc.descriptionA educação e a sociedade contemporânea estão em constante transformação, exigindo que os estudantes estejam cada vez mais preparados para além dos muros escolares. Entre os temas que precisam ser discutidos e trabalhados em sala de aula, destaca-se a Educação Financeira, que é essencial para a formação cidadã. Nesse contexto, o presente estudo buscou responder à seguinte questão: como promover a aprendizagem significativa sobre Educação Financeira, envolvendo empreendedorismo, sustentabilidade, matemática e Ciências da Natureza? Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências nos discentes, que vão além do conteúdo conceitual, foi elaborado, desenvolvido e avaliado uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola estadual em Monte Belo do Sul, Rio Grande do Sul. A UEPS propôs um projeto interdisciplinar no qual os alunos se envolveram de forma ativa em todas as etapas da fabricação e comercialização sustentável de sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha usado. Além disso, foram utilizados diários de bordo para registro das reflexões e construções dentro da sala de aula. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas concepções de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, nas experiências de Moreira e nos diálogos interdisciplinares de Freinet e Vygotsky. Deste trabalho, resulta como produto educacional um e-book, que foi aprimorado a partir dos resultados da pesquisa, com o objetivo de auxiliar docentes na implementação, em sala de aula, da UEPS. Os resultados demonstraram que o uso dessa metodologia permitiu o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, criativo, autonomia, trabalho colaborativo e resolução de problemas em grupo, características de uma Educação Matemática Crítica. Com a aplicação da UEPS, sugeriu-se o aumento do interesse, da participação ativa e do desenvolvimento do estudante como ser social. Também houve evidências claras de aprendizagem significativas, na medida em que os alunos foram capazes de compreender, agir e ter sentido ao que aprenderam. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEducation and contemporary society are constantly changing, requiring students to be increasingly prepared for learning beyond the confines of the school environment. Among the topics that need to be discussed and addressed in the classroom, Financial Education stands out, as it is essential for citizenship development. In this context, this study sought to answer the following question: how can we promote meaningful learning about Financial Education, involving entrepreneurship, sustainability, mathematics, and natural sciences? With the aim of developing skills and competencies in students that go beyond conceptual content, a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) was designed, developed, and evaluated with third-grade high school students from a state school in Monte Belo do Sul, Rio Grande do Sul. The PSTU proposed an interdisciplinary project in which students were actively involved in all stages of the sustainable manufacturing and marketing of homemade soap using used cooking oil. In addition, logbooks were used to record reflections and constructions within the classroom. The theoretical basis of this work is based on Ausubel's conceptions of meaningful learning, Moreira's experiences, and Freinet and Vygotsky's interdisciplinary dialogues. This work resulted in an educational product, an e-book, which was improved based on the results of the research, with the objective of assisting teachers in implementing UEPS in the classroom. The results demonstrated that the use of this methodology allowed the development of skills such as critical and creative thinking, autonomy, collaborative work, and group problem-solving, which are characteristics of Critical Mathematics Education. With the application of UEPS, it was suggested that there was an increase in interest, active participation, and development of the student as a social being. There was also clear evidence of meaningful learning, as the students were able to understand, act, and make sense of what they learned. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducação financeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Monte Belo do Sul (RS) - Estudantespt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectFinancial literacy - Study and teachingen
dc.subjectScience - Study and teachingen
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationen
dc.subjectHigh School - Monte Belo do Sul (Brazil) - Studentsen
dc.titleUma proposta de UEPS interdisciplinar para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável nas áreas de educação financeira e ciências da naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7360542897440180pt_BR
mtd2-br.author.lattesLUVISA, L. E.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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