Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.authorReis, Matheus Wilian de Jesus
dc.contributor.otherTrevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.otherCarbonara, Vanderlei
dc.date.accessioned2024-12-12T11:46:39Z
dc.date.available2024-12-12T11:46:39Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.date.submitted2024-08-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14031
dc.descriptionA presente dissertação propõe-se investigar o conceito de autonomia e emancipação, tendo presente o horizonte da biopolítica na contemporaneidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a partir de suas normas e orientações específicas. O percurso que permitiu a elaboração conceitual foi fundamentado em Adorno, Freire e Foucault. Fundamentalmente o SCFV é caracterizado por ser materialização da segurança socioassistencial e propulsor do desenvolvimento da autonomia a pessoas em situação de vulnerabilidade material ou relacional por meio da aquisição de competências individuais e coletivas. Considerando a ideia autonomia e emancipação como construção e o horizonte da biopolítica, que revela uma mentalidade governamental produtiva, investiga-se teoricamente de que forma se pode compreender e interpretar a autonomia enquanto perspectiva emancipatória na teoria socioassistencial, diante do horizonte da biopolítica. Assim, enquanto objetivo geral, se buscou compreender a questão educativa presente nas normas e orientações específicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, a partir da formulação de autonomia, numa perspectiva emancipatória e dentro do contexto da biopolítica na contemporaneidade. O estudo se estruturou através de uma abordagem hermenêutica reconstrutiva e fez uso da pesquisa bibliográfica como ferramenta metodológica. O processo de investigação se realizou por meio de fichamento e tematizou cinco documentos específicos do SCFV em quatro temas: "autonomia, emancipação, biopolítica e educação". Tendo presente o referencial teórico e os objetivos da pesquisa, a tematização proporcionou 65,70% de compreensão dos documentos abordados. Ao final, conduzidos pelo modo de conhecer hermenêutico, em confronto com o material fichado e os autores abordados, interpretou-se que a leitura dos documentos do SCFV pode conduzir a conclusões imprecisas a respeito do serviço se realizada tendo em vista apenas uma visão unilateral da realidade, pois conceitos como "autonomia e emancipação" se apresentaram nas teorias, em alguns casos de forma específica, mas em sua maioria aglutinados àquele da biopolítica, que se destacou maiormente frente aos primeiros. Se percebeu também que o SCFV, enquanto política pública, é fomentado superiormente por um raciocínio que pode ser caracterizado como de governamentalidade, tencionando uma lógica mais produtiva que humanizada, na perspectiva freiriana. Por fim, com base no cenário da biopolítica na contemporaneidade, compreendeu-se que existem limitadas possibilidades de se interpretar a conceitualização de autonomia e de emancipação, em perspectivas freiriana e adorniana, nos documentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractLa presente exposición tiene como finalidad investigar el concepto de autonomía y emancipación, teniendo en cuenta el horizonte de la biopolítica en la contemporaneidad, en el ámbito del "Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos" (SCFV) a partir de sus normas y orientaciones específicas. El recorrido que permitió esta elaboración conceptual se fundamentó en los autores Adorno, Freire y Foucault. Fundamentalmente, el SCFV se caracteriza por ser la materialización de la seguridad socio-asistencial y un impulsor del desarrollo de la autonomía para personas en situación de vulnerabilidad material o relacional, mediante la adquisición de competencias individuales y colectivas. Considerando la idea de autonomía y emancipación como una construcción y el teniendo presente el horizonte de la biopolítica, que revela una mentalidad gubernamental productiva, se investiga teóricamente de qué forma se puede comprender e interpretar la autonomía como una perspectiva emancipatoria en la teoría socio-asistencial, frente al horizonte de la biopolítica. Así, como objetivo general, se buscó comprender la cuestión educativa presente en las normas y orientaciones específicas del ?Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos?, para niños y adolescentes de 6 a 15 años, a partir de la formulación de la autonomía, en una perspectiva emancipatoria y dentro del contexto de la biopolítica en la contemporaneidad. El estudio se estructuró a través de un enfoque hermenéutico reconstructivo y utilizó la investigación bibliográfica como herramienta metodológica. El proceso de investigación se realizó mediante el fichaje y tematizó cinco documentos específicos del SCFV en cuatro temas: "autonomía, emancipación, biopolítica y educación". Teniendo presente el marco teórico y los objetivos de la investigación, la tematización proporcionó un 65,70% de comprensión de los documentos abordados. Al final, guiados por el modo de conocimiento hermenéutico, en confrontación con el material fichado y los autores abordados, se interpretó que la lectura de los documentos del SCFV puede conducir a conclusiones imprecisas respecto al servicio si se realiza desde una visión unilateral de la realidad, pues conceptos como "autonomía y emancipación" se presentaron en las teorías, en algunos casos de forma específica, pero en su mayoría aglutinados a aquel de la biopolítica, que se destacó mayormente en comparación con los primeros. Se percibió también que el SCFV, en tanto política pública, está fomentado superiormente por un razonamiento que puede caracterizarse como de gubernamentalidad, tensionando una lógica más productiva que humanizada, desde la perspectiva freiriana. Finalmente, con base en el escenario de la biopolítica en la contemporaneidad, se comprendió que existen limitadas posibilidades de interpretar la conceptualización de autonomía y emancipación, en las perspectivas freiriana y adorniana, en los documentos del "Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos". [resumo fornecido pelo autor]spa
dc.language.isospapt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAutonomia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectAutonomy (Philosophy)en
dc.subjectLibertyen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectSocial serviceen
dc.subjectEducation - Philosophyen
dc.titleAutonomia em perspectiva emancipatória no cenário da biopolítica na contemporaneidade: educação no serviço de convivência e fortalecimento de vínculospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3722186365343993pt_BR
mtd2-br.author.lattesREIS, M. W. J.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-12-09


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples