Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica"
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Data
2024-12-12Autore
Lemos, Fernanda de
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
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Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a documentação "pedagógica" na abordagem Reggio Emilia, como ela emerge como uma ferramenta central nessa abordagem. Para isso, traça os caminhos percorridos entre acontecimentos de 1945 em Vila Cella na Itália, passando por marcas históricas no pós-guerra até o olhar para a documentação "pedagógica" na década de 1980. A abordagem Reggio Emilia é uma proposta educacional originária da cidade de Reggio Emilia, na Itália, que enfatiza a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa documental, que mobilizou análise de bibliografias em italiano, traduções, revisão bibliográfica, atas e documentos históricos. A história da abordagem de Reggio Emilia e acontecimentos históricos que a marcaram, que vão além da participação de Loris Malaguzzi, passam por lutas comunitárias, pela participação da comunidade desde seus primeiros tijolos. Considero que o educador Loris Malaguzzi desempenhou um papel significativo nesse processo, mas a pesquisa revela que a criação da abordagem é fruto de um movimento coletivo, que envolveu as vozes da comunidade e a participação ativa das mulheres num período posterior à segunda guerra, do reconhecimento das crianças e seus direitos, de uma proposta de educação que alcançou o território e contribuiu para uma cultura educacional diferenciada para as crianças pequenas. A documentação "pedagógica", ou documentazione, emerge nesse contexto como uma prática essencial para o registro, interpretação e reflexão sobre o aprendizado, permitindo um olhar contínuo sobre o desenvolvimento das crianças e das relações que se estabelecem nos ambientes educativos. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que a abordagem Reggio Emilia se consolidou não apenas por seu método, mas pela maneira como integrou observações detalhadas da realidade local com uma sensibilidade única para as necessidades das crianças. A documentação "pedagógica" não é apenas um registro, mas uma ferramenta que se reinventa, adaptando-se às interações e descobertas, fortalecendo o papel da comunidade e dos educadores no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, ao revisitar essa trajetória, busca também oferecer um novo olhar sobre como essa abordagem pode inspirar práticas educativas no contexto brasileiro, sem que isso implique em uma mera reprodução, mas sim em uma adaptação criativa e culturalmente sensível às realidades locais. Dessa forma, esta dissertação contribui para pensar a história e as práticas da abordagem Reggio Emilia, especialmente no que se refere à documentação "pedagógica", e como podem oferecer novas perspectivas para a educação da primeira infância em diferentes territórios, incluindo o Brasil. A inspiração que essa abordagem oferece reforça a importância de uma educação que valorize a autonomia das crianças, as relações comunitárias e a documentação como uma prática viva e transformadora, por fim, esse estudo inspira um novo olhar para um recomeço em nosso próprio território. [resumo fornecido pelo autor]