dc.contributor.advisor | Bisol, Cláudia Alquati | |
dc.contributor.author | Soares, Raquel Pereira | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Schambeck, Regina Finck | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:47:02Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T12:47:02Z | |
dc.date.issued | 2025-01-17 | |
dc.date.submitted | 2024-11-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14121 | |
dc.description | Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções dos professores de música em relação ao ensino de música para crianças e adolescentes autistas, no contexto da educação não formal, especificamente nas escolas de música de Caxias do Sul, RS, identificando práticas pedagógicas e recursos utilizados. Considera como aporte teórico as contribuições dos Estudos da Deficiência e a perspectiva da neurodiversidade e traz para a discussão as concepções acerca do autismo, as perspectivas do modelo médico e as críticas oriundas do modelo social da deficiência. A pesquisa conceitua e contextualiza o ensino de música para crianças e adolescentes autistas no campo da educação musical não formal, sublinhando a diferença entre educação musical e musicoterapia, e desenvolve breve reflexão sobre a educação inclusiva. Ademais, apresenta uma pesquisa sobre o estado da arte na temática Educação Musical e autismo, em que foram analisadas publicações científicas nacionais publicadas entre os anos de 2016 e 2023, através da qual encontrou-se evidências de poucas pesquisas realizadas no âmbito das escolas de música. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada por meio de estudo empírico. Os dados foram constituídos através de entrevistas semiestruturadas com sete professores de música que lecionam ou lecionaram música para crianças e/ou adolescentes autistas. A análise de conteúdo foi realizada com base em Bardin (2004). Os resultados foram organizados em seis categorias de análise: 1. O maestro: professores de escola de música 2; Os músicos instrumentistas: crianças e adolescentes autistas; 3 Harmonia: formação dos professores; 4. Melodia: práticas pedagógicas; 5. Contrapontos: musicalização x musicoterapia; e 6. Ritmo: A família em questão. Os resultados mostram que a educação musical para crianças e adolescentes autistas é sempre um desafio para os professores de música. A adequação de métodos tradicionais, adaptações de práticas pedagógicas, recursos visuais e sensoriais e instrumentos alternativos foram apontados pelos professores como algumas das estratégias de planejamento e ensino de música para alunos autistas. Os professores apontaram a necessidade de cursos formativos de educação musical para autistas. Constatamos que de um modo geral as escolas de música não organizam seus espaços para acolhimento desse público e o acesso ao ensino ocorre conforme a capacidade e predisposição dos professores. As entrevistas permitiram perceber que muitos familiares de alunos autistas não sabem ou ignoram as diferenças de abordagem da musicoterapia e da musicalização, buscando nas aulas benefícios da terapia com música. Parte dos professores tendem a perceber o autismo como uma diferença humana com características peculiares, dificuldades de aprendizagem e interação social que podem ser desenvolvidos na musicalização. Entendemos que a perspectiva do modelo médico da deficiência se faz presente, e ressaltamos a importância de considerar o modelo social e a neurodiversidade. Esperamos que esta pesquisa possa servir como inspiração e aporte para novas pesquisas que considerem o contexto da educação não formal e reflexões sobre o acesso às estratégias metodológicas musicais que possam continuamente abranger o processo de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. Bem como novas pesquisas com enfoque na família e suas percepções sobre o autismo e a musicalização para autistas, que colaborem para esclarecimentos e qualificação da educação inclusiva. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This master's research, conducted in the Postgraduate Program in Education at the University of Caxias do Sul, in the research line Educational Processes, language, Technology and Inclusion, aims to analyze the perceptions of music teachers regarding music teaching for autistic children and adolescents, in the context of non-formal education, specifically in music schools in Caxias do Sul, RS, identifying pedagogical practices and resources used. It considers the contributions of Disability Studies and the perspective of neurodiversity as theoretical support and brings to the discussion the conceptions about autism, the perspectives of the medical model and the criticisms arising from the social model of disability. The research conceptualizes and contextualizes music teaching for autistic children and adolescents in the field of non-formal music education, highlighting the difference between music education and music therapy, and develops a brief reflection on inclusive education. Furthermore, it presents a research on the state of the art in the theme of Music Education and Austism, in which national scientific publications published between 2016 and 2023 were analyzed, through which evidence was found of little research carried out within the scope of music schools. This is a qualitative, exploratory research, carried out through an empirical study. The data were builtthrough semi-structured interviews with seven music teachers who teach or taught music to autistic children and/or adolescents. Content analysis was carried out based on Bardin (2004). The results were organized into six categories of analysis: 1. The conductor: music school teachers; 2; Instrumental musicians: autistic children and adolescents; 3; Harmony: teacher training; 4; Melody: pedagogical practices; 5; Counterpoints: musicalization x music therapy; and 6; Rhythm: The family in question. The results show that music education for autistic children and adolescents is always a challenge for music teachers. The adaptation of traditional methods, adaptations of pedagogical practices, visual and sensory resources, and alternative instruments were pointed out by teachers as some of the strategies for planning and teaching music to autistic students. Teachers pointed out the need for training courses in music education for autistic children. We found that, in general, music schools do not organize their spaces to accommodate this public and access to education occurs according to the capacity and predisposition of teachers. The interviews allowed us to realize that many family members of autistic students do not know or ignore the differences in approaches to music therapy and musicalization, seeking the benefits of music therapy in classes. Some teachers tend to perceive autism as a human difference with peculiar characteristics, learning difficulties, and social interaction that can be developed in musicalization. We understand that the perspective of the medical model of disability is present, and we emphasize the importance of considering the social model and neurodiversity. We hope that this research can serve as inspiration and support for new research that considers the context of non-formal education and reflections on access to musical methodological strategies that can continually encompass the learning and development process of these students. As well as new research focusing on the family and their perceptions about autism and musicalization for autistic people, which contribute to clarification and qualification of inclusive education. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.description.sponsorship | Programa universidade para todos, PROUNI | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Escolas de música - Caxias do Sul (RS) | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Professores de música | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Music - Instruction and study | en |
dc.subject | Autism spectrum disorders | en |
dc.subject | Conservatories of music - Caxias do Sul (Brazil) | en |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Music teachers | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.title | Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1657853861206277 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SOARES, R. P. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |