Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorMachado, Rosimeri
dc.contributor.authorArruee, Sofia Dalmás
dc.contributor.otherKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.date.accessioned2025-01-30T16:46:10Z
dc.date.available2025-01-30T16:46:10Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.date.submitted2024-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14195
dc.descriptionA ferramenta do e-commerce facilita a internacionalização das empresas, permitindo uma presença global com baixo custo. O presente trabalho apresenta o enfoque no e-commerce e as estratégias que devem ser implementadas para o seu êxito, em relação à indústria moveleira. Essa investigação tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de estratégias que possibilita a exportação via e-commerce para empresas de pequeno e médio porte moveleiras da Serra Gaúcha. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, em nível exploratório, tendo como estratégias o estudo multicasos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os participantes da pesquisa foram empresas localizadas na região metropolitana da serra gaúcha, as quais possuíam interesse em implantar ou aperfeiçoar seu e-commerce. No desenvolvimento do trabalho, foram elaborados planos de negócios específicos para as empresas A e B. A Empresa A, que pretende operar no modelo B2C, deve fortalecer suas relações comerciais e adaptar seus produtos para atender às demandas internacionais, visando aumentar sua presença global. A Empresa B, que atua tanto no modelo B2B como B2C, deve continuar investindo em estratégias de marketing digital e na otimização de suas operações de e-commerce para expandir sua base de clientes internacionais. Ambas as empresas podem utilizar o e-commerce como uma ferramenta eficaz para alcançar um mercado global, aumentando sua competitividade e presença no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe e-commerce tool facilitates the internationalization of companies, allowing for a global presence at a low cost. This work focuses on e-commerce and the strategies that need to be implemented for its success in the furniture industry. The main objective of this investigation is to develop a proposal for strategies that enable e-commerce exports for small and medium-sized furniture companies in the Serra Gaúcha region. To achieve this, qualitative research methodology was used at an exploratory level, employing multiple case studies, bibliographic research, and documentary research as strategies. The research participants were companies located in the metropolitan region of Serra Gaúcha, which were interested in implementing or improving their e-commerce operations. In the development of the work, specific business plans were prepared for companies A and B. Company A, which intends to operate in the B2C model, should strengthen its commercial relationships and adapt its products to meet international demands, aiming to increase its global presence. Company B, which operates in both the B2B and B2C models, should continue investing in digital marketing strategies and optimizing its e-commerce operations to expand its international customer base. Both companies can use e-commerce as an effective tool to reach a global market, increasing their competitiveness and presence in the international market. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleEstratégias para exportação via e-commerce de pequenas e médias empresas moveleiras da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2024-12-10


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item