• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da guerra ao esporte: a inserção feminina no mercado de tiro esportivo

Thumbnail
Ver/
TCC Jayne Pedron Engelmann Rodrigues.pdf (1.027Mb)
Fecha
2024-12-21
Autor
Rodrigues, Jayne Pedron Engelmann
Orientador
Andrade, Simone Fonseca de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O tiro esportivo é uma das modalidades olímpicas mais antigas do mundo e compreende diferentes provas, exigindo atenção, precisão e velocidade. As provas podem ter vários formatos, alterando o tipo de arma, a distância, o tipo de alvo, limites de tempo ou até mesmo conjugadas com provas atléticas. Mesmo presente no programa olímpico desde as Olimpíadas de Atenas em 1896, as mulheres só começaram a competir na modalidade setenta e dois anos depois na Cidade do México. Tendo em vista estes fatos, este estudo tem o objetivo de analisar a inserção e a participação das mulheres no tiro esportivo ao longo dos anos, a fim de conhecer a história e evolução desse esporte internacional e o perfil de suas praticantes. Para atingimento do objetivo proposto, essa pesquisa possui abordagem qualitativa de nível exploratório, empregando-se estratégias de pesquisa qualitativa genérica, bibliométrica e triangulação. A partir da coleta e análise dos dados das entrevistas e questionários realizados com as empresas do setor armamentista, clubes de tiro e atletas de tiro esportivo feminino, percebe-se que as mulheres aderiram ao esporte principalmente por influência familiar, sendo que os desafios relacionados a sua entrada no esporte compreendem aspectos como preconceito, altos impostos e alta carga tributária, falta de incentivo e adaptação de produto. Por outro lado, o esporte está crescendo entre as mulheres e as empresas e clubes de tiro buscam cada vez mais compreender este público. Finalmente, os achados do estudo podem contribuir com os agentes atuantes no segmento armamentista, principalmente no que tange às percepções do público feminino em relação ao esporte e do segmento em geral, oportunizando o desenvolvimento de estratégias de mercado e consequentemente de crescimento econômico. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14232
Colecciones
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV