Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorAndrade, Simone Fonseca de
dc.contributor.authorDalcin, Lucas
dc.contributor.otherPolesel, Jussara de Oliveira Machado
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.date.accessioned2025-02-12T13:01:42Z
dc.date.available2025-02-12T13:01:42Z
dc.date.issued2024-12-21
dc.date.submitted2024-12-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14243
dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a importância da comunicação e da linguagem no contexto das empresas exportadoras, focalizando as barreiras linguísticas enfrentadas com o objetivo de identificar estratégias para superá-las. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo genérico de nível exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica de estudos sobre multinacionais e entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais que atuam na área de exportação, na região da Serra Gaúcha. Através das respostas obtidas nas entrevistas e levando em consideração o objetivo geral de investigar como empresas exportadoras gerenciam a comunicação em diferentes idiomas, destaca-se a importância da dominância do inglês e do espanhol para lidar com os mercados externos. Concluiu-se que as empresas exportadoras têm se mostrado proativas em gerenciar a comunicação multilíngue, alinhando-se parcialmente às recomendações da literatura teórica, mas também inovando ao adotar soluções práticas e tecnológicas para atender às demandas atuais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper deals with the importance of communication and language in the context of exporting companies, focusing on the language barriers faced in order to identify strategies to overcome them. To this end, a generic exploratory qualitative study was carried out, based on a bibliographical review of studies on multinationals and semi-structured interviews with five professionals working in the export area in the Serra Gaúcha region. Through the answers obtained in the interviews and taking into account the general objective of investigating how exporting companies manage communication in different languages, the importance of mastering English and Spanish in order to deal with foreign markets was highlighted. It was concluded that exporting companies have been proactive in managing multilingual communication, partially in line with the recommendations of the theoretical literature, but also innovating by adopting practical and technological solutions to meet current demands. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação multilíngue em empresas exportadoraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2024-12-20


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige