Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorArsego, Lucinda
dc.contributor.otherPescador, Cristina Maria
dc.contributor.otherEscott, Clarice Monteiro
dc.date.accessioned2025-03-13T14:37:51Z
dc.date.available2025-03-13T14:37:51Z
dc.date.issued2025-03-12
dc.date.submitted2025-02-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14338
dc.descriptionEsta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Objetivou examinar os processos educacionais mobilizados pelo IFRS e o Campus Farroupilha, para validar o cumprimento do princípio da verticalização da educação profissional e tecnológica nos percursos formativos dos estudantes da instituição. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, mediante análise documental e estudo de caso, conforme proposto por Robert Yin, evidenciado pela escolha do IFRS - Campus Farroupilha, como lócus de pesquisa. Além disso, identificou-se importantes marcos do desenvolvimento histórico da educação profissional e tecnológica no mundo e no Brasil e, suas contribuições para a formação e o desenvolvimento da sociedade. Conheceu-se um pouco da história sobre a constituição dos Institutos Federais e do Campus Farroupilha, local onde os estudos foram efetuados. Para corroborar e fundamentar as ideias desta etapa, foram abordados autores como Pacheco, Ciavatta, Ramos e Frigotto, que trazem importantes reflexões sobre a educação profissional e tecnológica e o princípio da verticalização do ensino nos Institutos Federais. No que se refere ao estudo sobre a história da educação profissional no Brasil e no mundo, foram investigados estudiosos que compreendem aspectos históricos do ensino profissional tais como Cambi, Manfredi, Manacorda, Ciavatta e Ramos. Em relação à coleta de dados, foram utilizadas fontes de informações extraídas dos sistemas acadêmicos, de documentos institucionais do IFRS, Campus Farroupilha e a legislação educacional, principalmente a Lei nº 11892/2008, que criou os IFs, e a LDBEN nº 9394/1996. No que concerne à análise dos dados, foi construída a partir da técnica de análise de conteúdo, com a construção de categorias de análise propostas por Bardin. Mediante a constatação da existência de egressos que realizaram seu percurso formativo efetivando o princípio norteador da verticalização do ensino, conversou-se com três pessoas, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Com os dados obtidos, foi efetuada análise de conteúdo a partir das categorias que emergiram por meio da realização dessas entrevistas e, ainda, da análise dos demais dados encontrados nos sistemas acadêmicos e que contribuíram para a realização deste estudo. As categorias elaboradas foram: 1 - Princípio da verticalização do ensino; 2 - Percurso Formativo; 3 - Acesso dos estudantes aos cursos do IFRS; 4 - Mola propulsora da verticalização; 5 - Adversidades na verticalização; 6 - Incentivos à permanência dos estudantes na verticalização. Como resultados desta pesquisa relacionada ao percurso formativo dos estudantes, constatou-se que ocorreu parcialmente a vivência do princípio da verticalização do ensino na Unidade do Campus Farroupilha. É possível constatar que a instituição está comprometida com o princípio da verticalização do ensino. No que diz respeito aos processos educacionais, percebeu-se que estão vinculados a documentos ou normativas com a proposição de atender ao princípio da verticalização do ensino, contanto que haja uma continuidade, que não ocorra interrupção do curso e que os discentes tenham compreensão do percurso que precisam realizar. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study on the "Student Training Path in the Verticalization of Professional and Technological Education at IFRS - Campus Farroupilha - RS". It is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), in the research line of Educational Processes, Language, Technology and Inclusion. It aimed to examine the educational processes mobilized by IFRS and the Farroupilha Campus, to validate compliance with the principle of verticalization of professional and technological education in the training paths of the institution's students. A qualitative research was carried out, through documentary analysis and case study, as proposed by Robert Yin, evidenced by the choice of IFRS - Farroupilha Campus, as the research locus. In addition, we sought to identify important milestones in the historical development of professional and technological education in the world and in Brazil, as well as its contributions to the formation and development of society. It was also possible to learn a little about the history of the constitution of the Federal Institutes and also of the Farroupilha Campus, where the studies were carried out. To corroborate and substantiate the ideas of this stage, authors such as Pacheco, Ciavatta, Ramos and Frigotto were approached, who bring important reflections on professional and technological education and also, the principle of verticalization of teaching in the Federal Institutes. Regarding the study on the history of professional education in Brazil and in the world, scholars who understand historical aspects of professional education were investigated, among them Cambi, Manfredi, Manacorda, Ciavatta and Ramos. Regarding data collection, sources of information extracted from academic systems, institutional documents of the IFRS, Campus Farroupilha and educational legislation were used, mainly Law nº 11892/2008 that created the IFs, and LDBEN nº 9394/1996. Regarding data analysis, it was constructed based on the content analysis technique, with the construction of analysis categories proposed by Bardin. Upon verifying the existence of graduates who carried out their formative path implementing the guiding principle of verticalization of teaching, a conversation was held with three people, who participated in a semi-structured interview. With the data obtained, content analysis was carried out, based on the categories that emerged through these interviews and, also, from the analysis of other data found in the academic systems and that contributed to the realization of this study. The categories elaborated were: 1 - Principle of verticalization of teaching; 2 - Formative Path; 3 - Student access to IFRS courses; 4 - Driving force for verticalization; 5 - Adversities in verticalization; 6 - Incentives for students to remain in verticalization. As a result of this research related to the students' educational path, it was found that the principle of verticalization of education was partially experienced at the Farroupilha Campus unit. It is possible to confirm that the institution is committed to the principle of verticalization of education. Regarding educational processes, it was noted that they are linked to documents or regulations with the proposition of meeting the principle of verticalization of education, as long as there is continuity, that there is no interruption of the course and that students have an understanding of the path they need to take. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEstudantes - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Farroupilha)pt_BR
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectStudents - Educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectFederal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (Farroupilha Campus)en
dc.titlePercurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5761103926769279pt_BR
mtd2-br.author.lattesARSEGO, L.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-03-11


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples