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dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorTeixeira, Marcelo Votto
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherSchlemmer, Eliane
dc.contributor.otherCarvalho, Larissa Camacho
dc.date.accessioned2016-12-23T12:40:39Z
dc.date.available2016-12-23T12:40:39Z
dc.date.issued2016-12-23
dc.date.submitted2016-08-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1433
dc.descriptionEstudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento de análise dos dados a Análise Textual Discursiva, com o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: Como se constituem as práticas de leitura no livro eletrônico? O objeto de estudo é constituído por vinte e cinco artigos científicos, recuperados em buscas realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, publicados entre 2012 e 2014, em português e inglês. O referencial teórico envolve três ênfases: Historicidade do livro, Práticas de leitura e Leitura digital. Para a historicidade do livro são discutidos os diferentes suportes utilizados para o livro ao longo da história, bem como, a evolução do livro e texto em formato impresso até o eletrônico. Nas práticas de leitura discute-se como diferentes suportes e mídias propiciam novas habilidades sensoriais, afetando a forma de ler e resultando em novos tipos de leitores. Sobre a leitura digital, questões sobre a leitura na tela digital, a revolução e desterritorialização do texto a partir do hiperlink e a aplicação de ferramentas e hipermídias nas práticas de leitura são os temas tratados. A partir da análise emergiram as categorias Interatividade, Propósito de leitura e Sustentabilidade. Os resultados da análise indicam que as práticas de leitura no livro eletrônico se constituem a partir do Propósito de leitura, ao qual pode ser para estudo ou lazer. Quanto à Interatividade do leitor com o livro eletrônico pode ser realizada através da conectividade, ferramentas e hipermídias disponíveis. Por fim, a Sustentabilidade econômica e ambiental mostrou-se importante para a adoção do livro eletrônico na sociedade. Evidencia-se também como os problemas existentes nos atuais dispositivos e formatos de leitura de livros eletrônicos estão prejudicando a interatividade do leitor e consequentemente as práticas de leitura. A pesquisa apresenta possibilidades de futuros avanços em pesquisas relacionadas à prática de leitura no livro eletrônico, seja com ênfase em dispositivos ou formatos específicos, ou com o ingresso do livro eletrônico nas políticas educacionais que envolvem o livro didático.pt_BR
dc.description.abstractStudies focused on reading practices date back to the fact that different reading media provide different practices. This work consists in a bibliographical research that applies Discursive Textual Analyses as data analysis procedure, in order to answer the following guiding question: How are the reading practices constituted in electronic book? The study object consists of twenty-five scientific papers, recovered in searches conducted in CAPES Journals Portal, published between 2012 and 2014, in Portuguese and English language. The theoretical framework involves three emphases: Book's Historicity, Reading Practices and Digital Reading. For the book's historicity, the different supports used for the book throughout history are discussed, as well as, the evolution of the book and text from printed to electronic format. In reading practice, it is discussed how the different supports and media provide new sensory abilities that affects the way of reading and results in new types of readers. On digital reading, questions about the reading on the digital screen, the revolution and deterritorialization of text since hyperlink, and the tool and hypermedia application in reading practices are the topics covered on this work. The Interactivity, Reading Purpose and Sustainability categories emerged from the analysis. The analysis results indicate that the reading practices in e-book are constituted from Reading Purpose, which can be done for study or leisure. As for the Interactivity of reader with the e-book, it can be accomplished through available connectivity, tools and hypermedia. Finally, economic and environmental sustainability has shown to be important for the adoption of the electronic book in society. It is also evidenced how the problems in the current devices and e-book reading formats are harming the reader's interactivity and consequently the reading practices. The research presents future advances possibilities in research related to reading practice in the electronic book, either by focusing on specific devices or formats, or by the entry of the electronic book in educational policies that involve the textbook.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivros eletrônicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectElectronic booksen
dc.subjectEducationen
dc.titlePráticas de leitura no livro eletrônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9220988326754911pt_BR
mtd2-br.author.lattesTEIXEIRA, Marcelo Vottopt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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