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Práticas de leitura no livro eletrônico

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Dissertacao Marcelo Votto Teixeira.pdf (1.622Mb)
Data
2016-12-23
Autor
Teixeira, Marcelo Votto
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
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Resumo
Estudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento de análise dos dados a Análise Textual Discursiva, com o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: Como se constituem as práticas de leitura no livro eletrônico? O objeto de estudo é constituído por vinte e cinco artigos científicos, recuperados em buscas realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, publicados entre 2012 e 2014, em português e inglês. O referencial teórico envolve três ênfases: Historicidade do livro, Práticas de leitura e Leitura digital. Para a historicidade do livro são discutidos os diferentes suportes utilizados para o livro ao longo da história, bem como, a evolução do livro e texto em formato impresso até o eletrônico. Nas práticas de leitura discute-se como diferentes suportes e mídias propiciam novas habilidades sensoriais, afetando a forma de ler e resultando em novos tipos de leitores. Sobre a leitura digital, questões sobre a leitura na tela digital, a revolução e desterritorialização do texto a partir do hiperlink e a aplicação de ferramentas e hipermídias nas práticas de leitura são os temas tratados. A partir da análise emergiram as categorias Interatividade, Propósito de leitura e Sustentabilidade. Os resultados da análise indicam que as práticas de leitura no livro eletrônico se constituem a partir do Propósito de leitura, ao qual pode ser para estudo ou lazer. Quanto à Interatividade do leitor com o livro eletrônico pode ser realizada através da conectividade, ferramentas e hipermídias disponíveis. Por fim, a Sustentabilidade econômica e ambiental mostrou-se importante para a adoção do livro eletrônico na sociedade. Evidencia-se também como os problemas existentes nos atuais dispositivos e formatos de leitura de livros eletrônicos estão prejudicando a interatividade do leitor e consequentemente as práticas de leitura. A pesquisa apresenta possibilidades de futuros avanços em pesquisas relacionadas à prática de leitura no livro eletrônico, seja com ênfase em dispositivos ou formatos específicos, ou com o ingresso do livro eletrônico nas políticas educacionais que envolvem o livro didático.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1433
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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