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dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorPissaia, Álan
dc.contributor.otherFerreira, Luciane Todeschin
dc.contributor.otherSoster, Demétrio de Azeredo
dc.contributor.otherOliveira, Aline Passuelo de
dc.contributor.otherBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.date.accessioned2025-03-25T15:17:55Z
dc.date.available2025-03-25T15:17:55Z
dc.date.issued2025-03-17
dc.date.submitted2024-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14358
dc.descriptionA presente pesquisa tem como foco sinalizadores nos processos de virtualização de ecossistemas-turístico-comunicacionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral é cartografar processos de virtualização de ecossistemas turístico-comunicacionais, considerando a experiência multiterritorial pelas redes sociais, com foco empírico no Instagram. Esta proposição se desdobra nos seguintes objetivos específicos: conceituar processos de virtualidade; caracterizar ecossistemas turístico-comunicacionais; cartografar a experiência multiterritorial pelas redes sociais, com foco empírico no Instagram e relacionar turismo e virtualidade a partir de uma visão de dois ecossistemas-turístico-comunicacionais. Em termos teóricos, a pesquisa envolve estudos relacionados à temática 1, como multiterritorialidade e virtualidade, a partir de autores como Lévy (1998; 2001) e Lemos (2013); à temática 2, denominada transversalizações ecossistêmicas, com os estudos de Baptista (2015; 2018; 2019) e à temática 3, relacionada à desterritorialização e experiência multiterritorial, a partir de autores como Massey (2015) e Haesbaert (2004; 2007). A estratégia metodológica para a elaboração deste estudo é por meio da Cartografia dos Saberes (Baptista, 2014; 2023), em conjunto às Matrizes Rizomáticas (Baptista, 2023). Trata-se de duas estratégias acopladas, em alinhamento à Ciência Contemporânea, complexa, ecossistêmica e holística. Em termos operacionais são plurimetodológicas e processuais e servem de apoio para a construção do corpus da pesquisa e parametrização dos procedimentos de análise. Nesse sentido, a investigação envolve uma cartografia virtual com dois ecossistemas, para análise empírica, por meio de perfis oficiais de turismo dos municípios de Bento Gonçalves/RS e de Nova Petrópolis/RS, situados na Serra Gaúcha. Os sinalizadores nos processos de virtualização, apontam, portanto, que as redes sociais adotam uma dinâmica multiterritorial própria, assim como o Instagram que possui apelo imagético pelo 'senso de novidade', ampliando seu alcance por meio do uso das hashtags. De igual modo, a diversificação de formatos de conteúdo, a autenticidade na comunicação e o aumento da consciência sobre sustentabilidade, são imponentes catalizadores na promoção da experiência do usuário. Em uma concepção holística, a relação de Turismo e Virtual sinaliza um novo conceito que perpassa por uma reconfiguração do espaço-temporal, no sentido de compreender que a tecnologia não é um meio, mas uma ambiência para novos caminhos. Pondera-se, ainda, o equilíbrio 'fluente' como fractal no 'devir' viagem e no aspecto desterritorializante da virtualização em rede. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on signposts in the virtualization processes of tourism-communication ecosystems. From this perspective, the general objective is to map processes of virtualization of tourist-communication ecosystems, considering the multi-territorial experience through social networks, with an empirical focus on Instagram. This proposition unfolds in the following specific objectives: to conceptualize processes of virtuality; to characterize tourist-communicational ecosystems; to map the multi-territorial experience through social networks, with an empirical focus on Instagram and to relate tourism and virtuality from a viewpoint of two tourist-communicational ecosystems. In theoretical terms, the research involves studies related to theme 1, such as multiterritoriality and virtuality, based on authors such as Lévy (1998; 2001) and Lemos (2013); theme 2, called ecosystemic transversalizations, with studies by Baptista (2015; 2018; 2019) and theme 3, related to deterritorialization and multiterritorial experience, based on authors such as Massey (2015) and Haesbaert (2004; 2007). The methodological strategy for this study is the Cartography of Knowledge (Baptista, 2014; 2023), together with the Rhizomatic Matrices (Baptista, 2023). These are two coupled strategies, in line with contemporary, complex, ecosystemic and holistic science. In operational terms, they are multi-methodological and procedural and support the construction of the research corpus and the parameterization of the analysis procedures. In this sense, the research involves a virtual cartography with two ecosystems, for empirical analysis, through the official tourism profiles of the municipalities of Bento Gonçalves/RS and Nova Petrópolis/RS, located in the Serra Gaúcha. The signs of the virtualization processes therefore point to the fact that social networks adopt their own multi-territorial dynamics, such as Instagram, which has an imagistic appeal due to its 'sense of novelty', expanding its reach through the use of hashtags. Likewise, the diversification of content formats, authenticity in communication and increased awareness of sustainability are major catalysts in promoting the user experience. From a holistic point of view, the relationship between tourism and the virtual world signals a new concept that involves a reconfiguration of space and time, in the sense of understanding that technology is not a means, but an environment for new paths. We also consider the 'fluent' balance as a fractal in the 'becoming' of travel and the deterritorializing aspect of networked virtualization. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectOnline social networksen
dc.subjectInstagram (Electronic resource)en
dc.subjectCartographyen
dc.subjectBiotic communitiesen
dc.titleEcos da experiência multiterritorial: ecossistemas-turístico-comunicacionais e a virtualização pelas redes sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/5808471333803269pt_BR
mtd2-br.author.lattesPISSAIA, Á.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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