Marcas, estratégias de comunicação e a cultura do cancelamento

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Data
2024-12-23Autor
Witt, Eduarda
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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O presente trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica da cultura do cancelamento e seus efeitos, especialmente no contexto das marcas e suas estratégias de comunicação. Para isso a pesquisa apresenta um viés exploratório- qualitativo. Inicialmente, com os estudos bibliográficos, a base teórica compreende um capítulo sobre o linchamento virtual, tratando sobre o fenômeno da cultura do cancelamento na busca de um entendimento desse fenômeno contemporâneo. A seguir, reflete-se sobre os desafios em torno da ética e das marcas, especialmente enfrentados no âmbito da comunicação publicitária na era digital. Por fim apresenta-se uma análise a partir da abordagem de duas marcas como estudos de caso: Balenciaga e Bis, que sofreram o impacto da cultura do cancelamento a partir de suas escolhas de comunicação. Desse modo a análise envolve um olhar em torno das estratégias de comunicação de marcas e as polêmicas do cancelamento na atualidade. Ao final do estudo é possível identificar que as estratégias de comunicação adotadas pelas marcas que enfrentaram o boicote apresentaram escolhas delicadas, como o uso de publicidade infantil e o envolvimento em disputas políticas polarizadas. Torna-se fundamental para as marcas e a comunicação publicitária uma abordagem ética e transparente diante do consumidor, com olhar atento a temas sensíveis ao momento vivido pela sociedade, além de buscar reverter crises de imagem em função do cancelamento de forma rápida e eficaz. [resumo fornecido pelo autor]