Imagem publicitária como estratégia de posicionamento no mercado vitivinícola na Serra Gaúcha: um estudo sobre a marca Casa Valduga

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-23Autor
De Carli, Franciele
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como a imagem publicitária contribui para o posicionamento estratégico de uma marca no mercado vitivinícola da Serra Gaúcha. Para isso, tem-se como metodologia uma pesquisa exploratório-qualitativa, que realiza- se a partir de um estudo de caso: Casa Valduga. Estudos bibliográficos iniciais permitem a elaboração de capítulos que esclarecem e contextualizam branding, estratégia, mercado vitivinícola e imagem publicitária, destacando-se o potencial de representação dessa estrutura, especialmente a partir da fotografia e do audiovisual. O estudo de caso Casa Valduga é construído especialmente a partir de pesquisa documental, uma entrevista em profundidade realizada com profissional de comunicação ligado à marca e análise de campanhas publicitárias de produtos. Explora-se especialmente as representações da publicidade pelo viés semiótico nas campanhas dos produtos: Maria Valduga, Premivm e Storia Merlot. Ao final, a pesquisa revela como a Casa Valduga utiliza de forma criativa e eficaz da imagem publicitária a partir da construção de simbolismos elaborados estrategicamente, direcionando e reforçando junto ao público, em suas variadas produções, valores em torno da tradição, da sofisticação e da alta qualidade como parte de sua identidade, consolidando seu posicionamento no mercado de vinhos e espumantes premium na atualidade. [resumo fornecido pelo autor]