• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fatores psicossociais presentes no contexto de trabalho de docentes de alunos com TDAH no IFRS

Mostra/Apri
Dissertação Jessica de Oliveira Girotto.pdf (867.7Kb)
Dissertação Jessica de Oliveira Girotto.pdf (375.7Kb)
Data
2025-04-05
Autore
Girotto, Jéssica de Oliveira
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
O trabalho do docente com alunos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sofrendo impactos de alguns fatores psicossociais. Na literatura, podemos identificar quais são alguns deles e como estão presentes nas interações do docente e aluno com o TDAH. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e sua função. Os fatores psicossociais interferem na vivência do bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física. Com isso, este estudo tem como objetivo principal, analisar fatores psicossociais presentes em interações entre docentes e alunos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Também, contribuirá para o planejamento de intervenções, auxiliando os docentes nas influências dos fatores psicossociais de risco que possam surgir no decorrer de seu trabalho. A metodologia utilizada no estudo foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo como instrumentos de pesquisa a escala Health Safety Executive - Indicator Tool (HSE-IT) e um roteiro de entrevista semiestruturado com dados sócio demográficos, desenvolvido pela autora. Os participantes foram 18 docentes dos 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A partir da descoberta dos fatores de risco e de proteção que permeiam o trabalho destes docentes, foi desenvolvida a proposta de uma capacitação para a equipe institucional e foi possível detectar e atuar nos fatores protetivos para fortalece-los e nos fatores de risco para minimizá-los. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14457
Collections
  • Mestrado Profissional em Psicologia [42]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV