Fatores psicossociais presentes no contexto de trabalho de docentes de alunos com TDAH no IFRS
Fecha
2025-04-05Autor
Girotto, Jéssica de Oliveira
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadatos
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O trabalho do docente com alunos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sofrendo impactos de alguns fatores psicossociais. Na literatura, podemos identificar quais são alguns deles e como estão presentes nas interações do docente e aluno com o TDAH. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e sua função. Os fatores psicossociais interferem na vivência do bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física. Com isso, este estudo tem como objetivo principal, analisar fatores psicossociais presentes em interações entre docentes e alunos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Também, contribuirá para o planejamento de intervenções, auxiliando os docentes nas influências dos fatores psicossociais de risco que possam surgir no decorrer de seu trabalho. A metodologia utilizada no estudo foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo como instrumentos de pesquisa a escala Health Safety Executive - Indicator Tool (HSE-IT) e um roteiro de entrevista semiestruturado com dados sócio demográficos, desenvolvido pela autora. Os participantes foram 18 docentes dos 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A partir da descoberta dos fatores de risco e de proteção que permeiam o trabalho destes docentes, foi desenvolvida a proposta de uma capacitação para a equipe institucional e foi possível detectar e atuar nos fatores protetivos para fortalece-los e nos fatores de risco para minimizá-los. [resumo fornecido pelo autor]