Influenciadores digitais do agronegócio: um estudo sobre os conteúdos publicados na plataforma do Instagram
Datum
2025-04-14Autor
Todeschini, Jaqueline Koakoski
Orientador
Hoffmann, Jacob Raul
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o papel desempenhado pelos influenciadores digitais do agronegócio. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa é entender que tipos de conteúdos os influenciadores digitais do agronegócio produzem e se eles podem influenciar o trabalho desenvolvido pelos jornalistas. Dessa forma, o referencial teórico envolve considerações sobre conceitos e história do jornalismo, a definição do que são os influenciadores digitais, história da agricultura, conceitos de agronegócio e a importância do agronegócio para a economia brasileira. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, sob os preceitos de categorização. Para tanto, esse estudo é qualitativo e utiliza a análise individual feita de cada conteúdo publicado pelos influenciadores Camila Telles e Lorenzo Roos durante o mês de abril de 2024. Como principal resultado, pode ser mencionado que os influenciadores possuem conteúdos voltados para a informação e também para o entretenimento. Os conteúdos publicados na plataforma do Instagram possuem um grande poder de influenciar a opinião da sociedade. Assim, entende-se que os profissionais do jornalismo precisam se manter atualizados e atentos ao que é produzido nas redes sociais para conseguirem manter a credibilidade enquanto profissionais. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Jornalismo [96]