Interfaces do contrato comercial : uma análise sistemática sobre os estudos de hospitalidade comercial na hotelaria
Data
2025-06-04Autor
Bento, Davi Oliveira
Orientador
Ferreira, Luciane Todeschini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação tem como temática a hospitalidade comercial e o contrato. Sob uma perspectiva histórico-evolutiva, delineia-se o desenvolvimento da hotelaria, partindo dos caravançarais do Egito Antigo e da xenia na Grécia Antiga, até chegar à estruturação contemporânea do setor após a Revolução Industrial. Tal abordagem permitiu identificar e agrupar os artigos selecionados em quatro pilares temáticos - Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas (A&B), Lazer e Serviços Hoteleiros -, direcionando o foco para o objetivo central do estudo: compreender como o contrato é representado e interpretado nos estudos acadêmicos sobre hospitalidade comercial na hotelaria. Para tanto, analisaram-se 41 artigos provenientes de 25 revistas acadêmicas vinculadas à plataforma da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Para a seleção do corpus, optou-se por considerar os artigos cujo título, palavras-chave e resumo mantivessem relação com hospitalidade comercial e contrato (de forma explícita ou implícita). A partir da amostra identificada, fez-se a análise intepretativa dos artigos, considerando, para tal, perspectivas enunciativas bakhitnianas (Bakhtin, 2023) e intepretativas (Gadamer, 1961). A análise de conteúdo (Bardin, 2016) também foi empregada na compilação de alguns resultados. Como resultados, a partir da análise sistemática, observam-se concepções que evidenciam a complexidade e a fluidez dos contratos comerciais na hotelaria, destacando aspectos muitas vezes implícitos, tais como expectativas e responsabilidades, moldados por fatores sociais e culturais que transcendem a mera relação econômica. Nos achados investigativos, a maioria dos contratos foram identificados de tipo híbrido: com traços mercadológicos, sociais e morais. O contrato na hospitalidade comercial revelou múltiplas dimensões, cumprindo papel essencial na construção de relações mais transparentes, éticas e satisfatórias entre hóspedes e anfitriões. Em relação aos conceitos e abordagens sobre hospitalidade comercial, destaca-se a perspectiva relacional da hospitalidade, já que o conceito, não raro, atrelou-se à acolhimento. As características do contrato e as abordagens de hospitalidade identificadas e analisadas nos artigos selecionados permitem refletir sobre o próprio termo comercial, atrelado à hospitalidade, já que podem muito mais ser indicativo do lugar em que as trocas ocorrem do que do tipo de relações estabelecidas. [resumo fornecido pelo autor]