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Bernardo e Izabela Petry: pai e filha na história da educação pública em Kronenthal/ Vale Real (RS)(1899-1996)

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Tese Mariane Fruet de Mello.pdf (24.71Mb)
Data
2025-07-07
Autore
Mello, Mariane Fruet de
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
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Abstract
Esta tese vincula-se à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sabe-se que a educação é um elemento fundamental para a sociedade. No caso de Kronenthal, atual Vale Real (RS), a educação é destaque pelos altos índices de investimento do município. Diante disso, esta tese partiu do seguinte problema de pesquisa: como se constituiu os percursos de atuação profissional e social de Bernardo Petry e Izabela Petry, dois professores de diferentes gerações, mas ambos atuantes na Educação Pública de Kronenthal/Vale Real (RS), no período que permeia os anos de 1899 a 1996? A fim de responder a esse problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral: compreender as atuações e peculiaridades dos sujeitos escolares Bernardo e Izabela Petry, de 1899 a 1996, durante a atuação deles na educação pública de Kronenthal, atual Vale Real (RS), a fim de contar a história deles nessa localidade. Optou-se por compreender a trajetória de Izabela e de seu pai, Bernardo, pois ambos tiveram um papel importante em Kronenthal, atuando como professores e deixando um legado na educação local. Por mais que sejam pai e filha, eles tiveram em situações e condições diferentes: um homem e uma mulher, ambos professores, ocupando, além do espaço da sala de aula, também o espaço na sociedade. Para embasar a escrita sobre Bernardo, parte-se da História Cultural, utilizando como referenciais teóricos Sirinelli (1996), Alves (2019; 2023); e, também, Chartier (2002), para abordar as representações. Já para compor a escrita acerca de Izabela Petry, a pesquisa busca embasamento na história de mulheres, como Perrot (2005; 2006; 2007); Juliá (2001), Viñao Frago (1995), Magalhães (2004), Escolano Benito (2018) e Vidal (2005b; 2006a; 2009), para dissertar acerca das culturas e práticas escolares. A partir da pesquisa, reuniram-se documentos acerca das atuações profissionais dos professores e também documentos relativos à vida social e política deles. Como metodologia, foi adotada a análise documental, apoiado em Cellard (2008), Luchese (2014b), Le Goff (2013), Dubois (1993), Kossoy (1999), uma vez que os documentos constituem parte essencial da história do professor Bernardo Petry. Também se utilizou da metodologia da História oral, uma vez que foram analisadas narrativas de entrevistas com ex-alunos de Izabela. Essa análise foi embasada em Alberti (2013; 2017), Grazziotin e Almeida (2012) e Errante (2000). A partir desta pesquisa, ficou evidente que o professor Bernardo Petry foi um intelectual mediador, em razão de seu engajamento social e educacional e pelo seu percurso profissional e pessoal. Em relação à professora Izabela Petry, deixou um imenso legado a partir de sua atuação tanto como docente quanto como servidora - por conta das novas políticas, teve que deixar de exercer o cargo de professora por não ter formação, e, com isso, passou a atuar como servidora na escola. Apesar disso, mesmo após a morte de seu pai, continuou atuando como líder na sociedade local por ter continuado atuando no ensino, merecendo os devidos reconhecimentos de sua atuação enquanto promotora da Educação Pública. A presente tese demonstrou a importância de uma análise verticalizada sobre dois sujeitos históricos pai e filha, e a partir disso, problematizou o que estava efetivamente imbricado no processo de fazer Educação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14703
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [72]

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