Mostra i principali dati dell'item
Projeto de pesquisa em feira de ciências escolar como estratégia para alfabetização científica e tecnológica
dc.contributor.advisor | Giovannini Junior, Odilon | |
dc.contributor.author | Orback, Andrieli Santos | |
dc.contributor.other | Mesquita, Alexandre | |
dc.contributor.other | Gonzatti, Sonia Elisa Marchi | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T14:40:04Z | |
dc.date.available | 2025-07-10T14:40:04Z | |
dc.date.issued | 2025-07-10 | |
dc.date.submitted | 2025-06-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14704 | |
dc.description | Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca da elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática voltada ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa para ser apresentado em Feira de Ciências, visando promover a alfabetização científica dos estudantes. A pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, totalizando 18 alunos, na cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. A sequência didática foi fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e os objetivos de aprendizagem foram determinados de acordo com os indicadores de ACT, conforme Sasseron e Carvalho, 2011. Na aplicação da sequência didática, os estudantes foram divididos em grupos de até três integrantes e eram acompanhados semanalmente em dois períodos de cinquenta minutos de aula. Semanalmente, os estudantes faziam registros em seu diário de campo sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ao final produziram um painel para apresentar na Feira de Ciências. A análise dos resultados foi realizada com os dados obtidos das entregas dos diários de campo, do painel e da apresentação gravada no dia da Feira de Ciências. Os resultados mostraram que os estudantes possuíam algum conhecimento sobre o que são e para que servem os projetos de pesquisa, visto que em sua maioria já haviam desenvolvido um projeto anteriormente. Os estudantes apresentaram dificuldades iniciais definição do problema de pesquisa e no planejamento de execução do projeto. A análise do material empírico evidenciou avanços, tais como construção do projeto de pesquisa ao longo da aplicação da sequência didática, o que pode ser observado através do envolvimento dos grupos e na apresentação final do trabalho. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a importância e a necessidade do desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola, uma vez que despertou o interesse dos estudantes, onde conseguiram ter maior envolvimento com a construção do projeto de pesquisa e na busca de soluções de problemas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists of the application of a didactic sequence in which students developed a research project presented at the Science Fair, in order to find out whether this method contributes to the development of Scientific and Technological Literacy (STL). The qualitative research was carried out in a public school, with an eighth grade class, involving a total of 18 students, in the city of Caxias do Sul in Rio Grande do Sul. The didactic sequence was based on Paulo Freire's pedagogy and the learning objectives were determined according to the STL indicators according to Sasseron and Anna Maria Pessoa de Carvalho. The students were divided into groups of up to three and were accompanied weekly for two fifty-minute class periods. Every week the students wrote in their field diaries to monitor the development of the research project, and at the end they produced a display to present at the Science Fair. The results are based on the delivery of the field diaries, the display and the recorded presentation on the day of the Science Fair. It can be seen that the students have limited knowledge about research projects, since most of them had already developed a project before. They showed initial difficulties in solving problems, taking into account the explanation of solutions based on dialog with the group. Substantial progress was achieved in the development of the research project throughout the implementation of the didactic sequence, as evidenced by the active engagement of the groups and the quality of the final presentation. The results of this study highlight the importance and necessity of developing research projects in schools, as it sparked students' interest and led to greater engagement in the construction of the research project and in the pursuit of problem-solving. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Projetos de ciência | pt_BR |
dc.subject | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Science projects | en |
dc.subject | Science and technology | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.title | Projeto de pesquisa em feira de ciências escolar como estratégia para alfabetização científica e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0538755970588406 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ORBACK, A. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-09 |