Análise do perfil dos consumidores de jogos eletrônicos e a sua relação com o mercado de jogos de mídia física em consoles
Date
2025-07-17Author
Piccoli, Cláudio Fiorelli
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil de consumidores de jogos eletrônicos e suas preferências, identificando, entre eles, o consumidor de jogos no formato de mídias físicas. Pesquisas indicam que o comportamento do consumidor de
jogos vem mudando nas últimas décadas, influenciando na escolha entre o formato física ou digital. Ademais, com o acesso à servidores de Internet sendo facilitados, velocidades de Internet mais rápidas, limitações de espaço físico, e conveniência, fica cada vez mais atrativo para os jogadores usarem apenas mídias digitais, entretanto, há ainda uma parcela do mercado que consome mídias físicas, principalmente em consoles. As diferenças entre as preferências dos jogadores de consoles para jogadores de computador ou dispositivos móveis deve ser analisada, a fim de determinar o quanto a plataforma atrai consumidores com preferências diferentes. Um questionário é apresentado para quantificar a preferência do consumidor, e, apoiando-se de princípios já estudados por outros autores, é destacado os resultados obtidos, a fim de responder quem é o consumidor de mídias físicas. [resumo fornecido pelo autor]