Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorCatafesta, Maria Isabel Casagranda
dc.contributor.otherPescador, Cristina Maria
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherCattelli, Francisco
dc.date.accessioned2025-09-18T17:47:23Z
dc.date.available2025-09-18T17:47:23Z
dc.date.issued2025-09-18
dc.date.submitted2025-08-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14929
dc.descriptionNas últimas décadas, práticas de comunicação, produção e aprendizagem vêm sendo gradualmente ressignificadas com o avanço das tecnologias digitais, sem, contudo, eliminar o uso de artefatos tradicionais. Nesse contexto, sites passam a incorporar, em formato digital, propostas que antes se materializavam em suportes físicos, como livros, fichas e apostilas, criando novas formas de interação com os conteúdos e coexistindo com os recursos impressos ainda presentes nas práticas pedagógicas. Esta pesquisa investiga as mudanças e continuidades nas formas de interação promovidas por sites voltados ao ensino de Língua Inglesa entre 2004 e 2025, com foco nos ambientes Breaking News English, ISLCollective e LearnEnglish Kids. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, a dissertação adotou uma abordagem histórica, fundamentada na perspectiva da história cultural, segundo os pressupostos de Chartier (2002). A escolha dos sites considera suas origens distintas: um criado por um professor, outro por uma comunidade de docentes e o terceiro por uma instituição pública internacional. O corpus da pesquisa é composto por versões arquivadas desses sites, acessadas via Wayback Machine, e analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). O referencial teórico se sustenta nos estudos de Vygotsky (2007), especialmente quanto aos conceitos de mediação, interação e Zona de Desenvolvimento Proximal, bem como nas contribuições de Harmer (2007) e Scrivener (2005), que discutem o trabalho integrado das habilidades linguísticas, sendo que Harmer também destaca o engajamento do aprendiz como um aspecto importante no processo de aprendizagem de línguas. Os resultados evidenciam que, ao longo de duas décadas, os sites mantiveram determinadas estruturas pedagógicas e formas de mediação, especialmente por instrumentos e signos simbólicos. As interações sociais, embora menos recorrentes, também foram reconfiguradas com o avanço da web, revelando permanências e transformações nas práticas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais. Conclui-se que os sites analisados funcionam como artefatos culturais que expressam modos historicamente situados de ensinar e aprender. A pesquisa contribui para os estudos em cultura digital, ensino de línguas e história da educação ao propor uma leitura histórica das práticas interativas em ambientes virtuais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn recent decades, communication, production, and learning practices have been gradually redefined by the advancement of digital technologies, without, however, eliminating the use of traditional artifacts. In this context, websites have begun to incorporate, in digital format, proposals that were previously materialized in physical supports such as books, worksheets, and handouts, creating new forms of interaction with content while coexisting with printed resources still present in pedagogical practices. This research investigates the changes and continuities in forms of interaction promoted by English language teaching websites between 2004 and 2025, focusing on the platforms Breaking News English, ISLCollective, and LearnEnglish Kids. The study is linked to the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), within the research line ?History and Philosophy of Education,? and adopts a historical approach grounded in the perspective of cultural history, based on the assumptions of Chartier (2002). The selection of websites considers their distinct origins: one created by a teacher, another by a community of educators, and the third by an international public institution. The research corpus consists of archived versions of these websites, accessed via the Wayback Machine and analyzed using the content analysis methodology proposed by Bardin (2020).The theoretical framework is based on the works of Vygotsky (2007), especially the concepts of mediation, interaction, and the Zone of Proximal Development, as well as the contributions of Harmer (2007) and Scrivener (2005), who discuss the integrated development of language skills. Harmer also emphasizes learner engagement as a key aspect of the language learning process. The results show that, over two decades, the websites maintained certain pedagogical structures and forms of mediation, especially through instruments and symbolic signs. Social interactions, although less frequent, were also reconfigured with the evolution of the web, revealing both continuities and transformations in digital teaching and learning practices. It is concluded that the analyzed websites function as cultural artifacts that reflect historically situated ways of teaching and learning. This research contributes to the fields of digital culture, language education, and the history of education by offering a historical reading of interactive practices in virtual environments. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleNavegando entre mudanças e continuidades nas formas de interações em sites para o aprendizado de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/1362322560112578pt_BR
mtd2-br.author.lattesCATAFESTA, M. I. C.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRela, Eliana
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-09-17


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem