• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegando entre mudanças e continuidades nas formas de interações em sites para o aprendizado de língua inglesa

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Maria Isabel Casagranda Catafesta.pdf (2.746Mb)
Data
2025-09-18
Autor
Catafesta, Maria Isabel Casagranda
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nas últimas décadas, práticas de comunicação, produção e aprendizagem vêm sendo gradualmente ressignificadas com o avanço das tecnologias digitais, sem, contudo, eliminar o uso de artefatos tradicionais. Nesse contexto, sites passam a incorporar, em formato digital, propostas que antes se materializavam em suportes físicos, como livros, fichas e apostilas, criando novas formas de interação com os conteúdos e coexistindo com os recursos impressos ainda presentes nas práticas pedagógicas. Esta pesquisa investiga as mudanças e continuidades nas formas de interação promovidas por sites voltados ao ensino de Língua Inglesa entre 2004 e 2025, com foco nos ambientes Breaking News English, ISLCollective e LearnEnglish Kids. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, a dissertação adotou uma abordagem histórica, fundamentada na perspectiva da história cultural, segundo os pressupostos de Chartier (2002). A escolha dos sites considera suas origens distintas: um criado por um professor, outro por uma comunidade de docentes e o terceiro por uma instituição pública internacional. O corpus da pesquisa é composto por versões arquivadas desses sites, acessadas via Wayback Machine, e analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). O referencial teórico se sustenta nos estudos de Vygotsky (2007), especialmente quanto aos conceitos de mediação, interação e Zona de Desenvolvimento Proximal, bem como nas contribuições de Harmer (2007) e Scrivener (2005), que discutem o trabalho integrado das habilidades linguísticas, sendo que Harmer também destaca o engajamento do aprendiz como um aspecto importante no processo de aprendizagem de línguas. Os resultados evidenciam que, ao longo de duas décadas, os sites mantiveram determinadas estruturas pedagógicas e formas de mediação, especialmente por instrumentos e signos simbólicos. As interações sociais, embora menos recorrentes, também foram reconfiguradas com o avanço da web, revelando permanências e transformações nas práticas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais. Conclui-se que os sites analisados funcionam como artefatos culturais que expressam modos historicamente situados de ensinar e aprender. A pesquisa contribui para os estudos em cultura digital, ensino de línguas e história da educação ao propor uma leitura histórica das práticas interativas em ambientes virtuais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14929
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [335]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV