Show simple item record

dc.contributor.advisorMiotto, Fernanda
dc.contributor.authorDeconti, Gabriela Salvati
dc.contributor.otherAndrade Neto, Agostinho Serrano de
dc.contributor.otherSantos, Antônio Vanderlei dos
dc.date.accessioned2025-10-08T13:38:41Z
dc.date.available2025-10-08T13:38:41Z
dc.date.issued2025-10-07
dc.date.submitted2025-09-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15004
dc.descriptionA aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. Ao trabalhar o conceito de isomeria óptica na disciplina de Química, por vezes o professor nota que os alunos apresentam dificuldades de compreensão evidenciada em relação a outros conceitos dentro da Química Orgânica. Dessa forma, o presente trabalho busca a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), isto e?, sequências de atividades (aulas) e a metodologia jigsaw como estratégias de ensino fundamentadas em concepções prévias e subsidiadas pela evolução conceitual, dentro de uma abordagem construtivista. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: Como promover a aprendizagem dos alunos do 3° ano do Ensino Médio usando a metodologia de ensino por investigação na construção do conceito de isomeria óptica? Diante do que foi apresentado o objetivo geral da pesquisa é: Desenvolver o conceito de Isomeria Óptica por meio de uma sequência didática para a construção e potencialização de aprendizagem conceitual dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractChemistry learning should enable students to understand the chemical transformations that occur in the physical world in a comprehensive and integrated manner, enabling them to make informed judgments about information acquired through the media, at school, and from other people. When teaching the concept of optical isomerism in Chemistry, teachers sometimes notice that students have difficulty understanding it, especially when compared to other concepts within Organic Chemistry. Therefore, this study seeks to apply an inquiry-based teaching sequence (ISS), i.e., sequences of activities (lessons) and the jigsaw methodology as teaching strategies based on prior conceptions and supported by conceptual evolution, within a constructivist approach. The result is a pedagogical proposal organized as an inquiry-based teaching sequence with the theme: How can we promote learning among third-year high school students using inquiry-based teaching to develop the concept of optical isomerism? Given the above, the overall objective of this research is to develop the concept of optical isomerism through a teaching sequence to build and enhance students' conceptual learning. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIsomerismopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectIsomerismen
dc.titleSequência de ensino investigativa no estudo de isomeria ópticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/0165833559004818pt_BR
mtd2-br.author.lattesDECONTI, G. S.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record