Mostra i principali dati dell'item
Sequência de ensino investigativa no estudo de isomeria óptica
dc.contributor.advisor | Miotto, Fernanda | |
dc.contributor.author | Deconti, Gabriela Salvati | |
dc.contributor.other | Andrade Neto, Agostinho Serrano de | |
dc.contributor.other | Santos, Antônio Vanderlei dos | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T13:38:41Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T13:38:41Z | |
dc.date.issued | 2025-10-07 | |
dc.date.submitted | 2025-09-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15004 | |
dc.description | A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. Ao trabalhar o conceito de isomeria óptica na disciplina de Química, por vezes o professor nota que os alunos apresentam dificuldades de compreensão evidenciada em relação a outros conceitos dentro da Química Orgânica. Dessa forma, o presente trabalho busca a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), isto e?, sequências de atividades (aulas) e a metodologia jigsaw como estratégias de ensino fundamentadas em concepções prévias e subsidiadas pela evolução conceitual, dentro de uma abordagem construtivista. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: Como promover a aprendizagem dos alunos do 3° ano do Ensino Médio usando a metodologia de ensino por investigação na construção do conceito de isomeria óptica? Diante do que foi apresentado o objetivo geral da pesquisa é: Desenvolver o conceito de Isomeria Óptica por meio de uma sequência didática para a construção e potencialização de aprendizagem conceitual dos alunos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Chemistry learning should enable students to understand the chemical transformations that occur in the physical world in a comprehensive and integrated manner, enabling them to make informed judgments about information acquired through the media, at school, and from other people. When teaching the concept of optical isomerism in Chemistry, teachers sometimes notice that students have difficulty understanding it, especially when compared to other concepts within Organic Chemistry. Therefore, this study seeks to apply an inquiry-based teaching sequence (ISS), i.e., sequences of activities (lessons) and the jigsaw methodology as teaching strategies based on prior conceptions and supported by conceptual evolution, within a constructivist approach. The result is a pedagogical proposal organized as an inquiry-based teaching sequence with the theme: How can we promote learning among third-year high school students using inquiry-based teaching to develop the concept of optical isomerism? Given the above, the overall objective of this research is to develop the concept of optical isomerism through a teaching sequence to build and enhance students' conceptual learning. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Isomerismo | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Isomerism | en |
dc.title | Sequência de ensino investigativa no estudo de isomeria óptica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/0165833559004818 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | DECONTI, G. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |