Publicidade e propaganda no cinema: um estudo sobre os anos 1980
Visualizar/ Abrir
Data
2025-10-17Autor
Kaczorowski, Leandro José Borsarin
Orientador
Trajano, Júlio Cézar Colbeich
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho explora a história do cinema e o impacto da publicidade e do product placement nos filmes dos anos 1980, com ênfase em três filmes significativos: Curtindo a Vida Adoidado (1986), Eles Vivem (1988) e Top Gun: Ases Indomáveis (1986). O estudo analisa como essas obras cinematográficas integraram marcas de forma estratégica e moldaram os hábitos de consumo dos espectadores. A pesquisa combinou métodos quantitativos, com formulários aplicados a uma amostra aleatória, e qualitativos, por meio de grupos focais que aprofundaram a análise das percepções do público. A realização de uma entrevista com um profissional da área do cinema enriqueceu a discussão sobre estratégias de marketing e seus impactos culturais. Os resultados destacaram o cinema como ferramenta publicitária e propagandística e um público mais crítico e atento às mensagens nos filmes, considerando as dos anos 1980 mais sutis que as atuais. Além disso, foi pontuada a influência sociocultural e histórica do cinema e o equilíbrio entre narrativa e mensagem encontrado na década. [resumo fornecido pelo autor]