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A abordagem maker e experiências mão na massa como caminhos para a cidadania global na escola

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Tese Marina Camargo Mincato.pdf (2.616Mb)
Data
2025-11-26
Autor
Mincato, Marina Camargo
Orientador
Streck, Danilo Romeu
Metadata
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Resumo
Partindo da concepção de que a aprendizagem se fortalece por meio da experiência, conteúdos trabalhados a partir do ?mão na massa? podem trazer novos significados ao aprender. A abordagem maker chega à educação convidando o estudante a viver os conteúdos conceituais de forma concreta, lúdica e significativa. Nesse cenário, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a interconexão entre a abordagem maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os objetivos da Agenda 2030 e a promoção de uma Educação para a Cidadania Global, enquanto prática de transformação, em uma escola da rede privada de Caxias do Sul/RS. A pesquisa de natureza qualitativa, inserida na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, buscou investigar o conceito e os princípios da abordagem maker, relacionando-a às possibilidades de Educação para a Cidadania Global a partir do trabalho em conjunto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Através da sistematização de experiências em uma turma de sétimo ano no enfoque temático de cidades sustentáveis, verificou-se os impactos da abordagem maker na promoção de uma Educação para a Cidadania Global. O referencial teórico apoiou-se nos pressupostos de Blikstein, Piaget, Vygotsky, Papert, Freire, Dewey, Holliday, incluindo outras contribuições e permitiu produzir conhecimentos teóricos a partir da prática a fim de aprimorar a abordagem maker enquanto catalisadora dos objetivos da Agenda 2030, em direção à Educação para a Cidadania Global. A investigação evidenciou que práticas maker podem contribuir para a formação de sujeitos mais críticos, criativos e socialmente engajados, alinhados aos princípios de Educação para a Cidadania Global e têm potencial para contribuir para o avanço dos objetivos da Agenda 2030. No entanto, se isolada, a abordagem maker corre o risco de ser tratada como uma aula extra, esvaziando seu potencial formativo e político. Assim, constata-se que o potencial maker não se realiza automaticamente; é preciso que haja uma mediação intencional por parte dos educadores, para que orientem os estudantes a refletirem criticamente sobre o contexto que os envolve, requerendo, impreterivelmente, uma intencionalidade pedagógica. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15121
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [76]

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