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dc.contributor.advisorPescador, Cristina Maria
dc.contributor.authorSilva, Cristiano da
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherDall Agnol, Samira
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.date.accessioned2025-11-27T14:36:52Z
dc.date.available2025-11-27T14:36:52Z
dc.date.issued2025-11-27
dc.date.submitted2025-08-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15124
dc.descriptionO avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem reconfigurado os modos de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento, exigindo da formação inicial docente novas competências e perspectivas críticas. Diante disso, esta dissertação, vinculada ao PPGEdu/UCS, linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagens, Tecnologias e Inclusão, teve como objetivo analisar de que forma os cursos de licenciatura em Letras (Português e Língua Estrangeira) de instituições públicas do Rio Grande do Sul têm incorporado, em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), temáticas relacionadas às TDICs, à cultura digital e à formação crítica para o exercício da docência no contexto contemporâneo. O corpus da pesquisa foi composto por PPCs de 11 instituições públicas de ensino superior, os quais foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), com base em categorias e subcategorias fundamentadas teoricamente. As unidades de sentido foram organizadas em cinco redes de significação: (1) Concepções de Formação Docente na Era Digital; (2) TDICs e Inovação Pedagógica no Currículo Formativo; (3) TDICs, Justiça Social e Cidadania Digital; (4) Multiletramentos e a Ampliação das Práticas de Linguagem na Formação Docente; e (5) Articulação entre Políticas Educacionais, Currículo e Tecnologias. Os resultados evidenciam que as instituições investigadas incorporam de forma desigual as temáticas centrais da pesquisa, sendo mais recorrente o uso das tecnologias como ferramentas metodológicas, em detrimento de abordagens críticas, reflexivas e formativas sobre a cultura digital. Constatou-se também a presença do currículo oculto como espaço de potencial formativo, embora não intencionalmente explorado. A pesquisa contribui para o debate sobre a formação docente na era digital, ao evidenciar lacunas, avanços e possibilidades de ressignificação dos currículos de licenciatura, em diálogo com as demandas da educação contemporânea. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe advancement of Digital Information and Communication Technologies (DICT) has reconfigured the ways of teaching, learning, and interacting with knowledge, requiring new skills and critical perspectives from pre-service teacher training. In view of this, this dissertation, linked to PPGEdu/UCS, research line Educational Processes, Languages, Technologies, and Inclusion, aimed to analyze how undergraduate courses in Languages (Portuguese and Foreign Languages) at public institutions in Rio Grande do Sul have incorporated in their Course Pedagogical Projects (PPCs), themes related to TDICs, digital culture, and critical training for teaching in the contemporary context. The research corpus consisted of PPCs from 11 public higher education institutions, which were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD), based on theoretically grounded categories and subcategories. The units of meaning were organized into five networks of meaning: (1) Conceptions of Teacher Training in the Digital Age; (2) TDICs and Pedagogical Innovation in the Training Curriculum; (3) TDICs, Social Justice, and Digital Citizenship; (4) Multiliteracies and the Expansion of Language Practices in Teacher Training; and (5) Articulation between Educational Policies, Curriculum, and Technologies. The results show that the institutions investigated incorporate the central themes of the research unevenly, with the use of technologies as methodological tools being more recurrent, to the detriment of critical, reflective, and formative approaches to digital culture. The presence of the hidden curriculum as a space for formative potential was also noted, although it was not intentionally explored. The research contributes to the debate on teacher training in the digital age by highlighting gaps, advances, and possibilities for reframing undergraduate curricula in dialogue with the demands of contemporary education. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículospt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducational innovationsen
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectUniversities and colleges - Curriculaen
dc.subjectCurricula - Rating ofen
dc.titleFormação inicial docente em tempos digitais : a cultura digital no currículo dos cursos de Letras das instituições públicas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/2221003710281221pt_BR
mtd2-br.author.lattesSilva, Cristiano dapt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, C.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-11-26


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