Formação inicial docente em tempos digitais : a cultura digital no currículo dos cursos de Letras das instituições públicas do Rio Grande do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2025-11-27Autor
Silva, Cristiano da
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem reconfigurado os modos de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento, exigindo da formação inicial docente novas competências e perspectivas críticas. Diante disso, esta dissertação, vinculada ao PPGEdu/UCS, linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagens, Tecnologias e Inclusão, teve como objetivo analisar de que forma os cursos de licenciatura em Letras (Português e Língua Estrangeira) de instituições públicas do Rio Grande do Sul têm incorporado, em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), temáticas relacionadas às TDICs, à cultura digital e à formação crítica para o exercício da docência no contexto contemporâneo. O corpus da pesquisa foi composto por PPCs de 11 instituições públicas de ensino superior, os quais foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), com base em categorias e subcategorias fundamentadas teoricamente. As unidades de sentido foram organizadas em cinco redes de significação: (1) Concepções de Formação Docente na Era Digital; (2) TDICs e Inovação Pedagógica no Currículo Formativo; (3) TDICs, Justiça Social e Cidadania Digital; (4) Multiletramentos e a Ampliação das Práticas de Linguagem na Formação Docente; e (5) Articulação entre Políticas Educacionais, Currículo e Tecnologias. Os resultados evidenciam que as instituições investigadas incorporam de forma desigual as temáticas centrais da pesquisa, sendo mais recorrente o uso das tecnologias como ferramentas metodológicas, em detrimento de abordagens críticas, reflexivas e formativas sobre a cultura digital. Constatou-se também a presença do currículo oculto como espaço de potencial formativo, embora não intencionalmente explorado. A pesquisa contribui para o debate sobre a formação docente na era digital, ao evidenciar lacunas, avanços e possibilidades de ressignificação dos currículos de licenciatura, em diálogo com as demandas da educação contemporânea. [resumo fornecido pelo autor]
