Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorSantos, Flávia Roberta dos
dc.contributor.otherRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.otherPasini, Juliana Fátima Serraglio
dc.contributor.otherSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2025-12-04T15:32:48Z
dc.date.available2025-12-04T15:32:48Z
dc.date.issued2025-12-04
dc.date.submitted2025-08-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15134
dc.descriptionEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem como objetivo analisar os saberes educacionais priorizados no plano de execução curricular de um curso de graduação em Farmácia, buscando compreender de que forma esses saberes contribuem para a formação do futuro farmacêutico. A pesquisa adota abordagem qualitativa e documental, fundamentada na Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Bowe (1992), com ênfase nos contextos de influência e de produção do texto. O corpus da pesquisa é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma universidade da Serra Gaúcha e pelas ementas das disciplinas que integram o plano de execução curricular vigente. A análise evidenciou a predominância dos saberes disciplinares, conforme discutido por Tardif (2002, 2014); a presença dos saberes experienciais, com base na concepção de Cunha (2009, 2013); os saberes pedagógicos, conforme propostos por Gandin (2012); e os saberes curriculares, conforme abordagem de Imbernón (2009). Observou-se que, embora todos os saberes estejam representados no plano de execução curricular, há uma ênfase nas dimensões técnicas e científicas, com carga horária mais limitada dedicada às práticas pedagógicas e experienciais. Conclui-se que o plano de execução curricular analisado está formalmente alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Farmácia e contempla diferentes dimensões da formação, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e sociais esperadas para a atuação do farmacêutico no contexto contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis Master's dissertation, linked to the research line of Educational Processes, Language, Technology, and Inclusion, aims to analyze the educational knowledge prioritized in the curriculum of the undergraduate Pharmacy program, seeking to understand how this knowledge contributes to teaching and learning processes and to the training of future pharmacists. The research adopts a qualitative and documentary approach, grounded in the Policy Cycle Approach by Stephen Ball and Bowe (2000), with an emphasis on the contexts of influence and text production. The research corpus consists of the National Curriculum Guidelines (NCGs), the Pedagogical Course Project (PCP) of a university in the Serra Gaúcha region, and the syllabi of the courses that make up the current curriculum. The analysis highlighted the predominance of disciplinary knowledge, as discussed by Tardif (2002, 2014); the presence of experiential knowledge, based on the conception of Cunha (2009, 2013); pedagogical knowledge, as proposed by Gandin (2012); and curricular knowledge, following the approach of Imbernón (2009). It was observed that, although all forms of knowledge are represented in the curriculum, there is an emphasis on technical and scientific dimensions, with a more limited workload dedicated to pedagogical and experiential practices. It is concluded that the analyzed curriculum is formally aligned with the National Curriculum Guidelines and encompasses different dimensions of training, contributing to the development of the technical, ethical, and social competencies expected for the pharmacist?s performance in the contemporary context. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFarmácia - Estudo e ensino (Superior) - Históriapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectPharmacy - Study and teaching (Higher) - Historypt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectCollege teachingpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelinespt_BR
dc.titleSaberes educacionais na graduação em farmácia : alinhamento às diretrizes e desafios para a formação integral do farmacêuticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8479092473146349pt_BR
mtd2-br.author.lattesSANTOS, F. R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-12-03


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item