| dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
| dc.contributor.author | Santos, Flávia Roberta dos | |
| dc.contributor.other | Ramos, Flávia Brocchetto | |
| dc.contributor.other | Pasini, Juliana Fátima Serraglio | |
| dc.contributor.other | Souza, José Edimar de | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T15:32:48Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T15:32:48Z | |
| dc.date.issued | 2025-12-04 | |
| dc.date.submitted | 2025-08-29 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15134 | |
| dc.description | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem como objetivo analisar os saberes educacionais priorizados no plano de execução curricular de um curso de graduação em Farmácia, buscando compreender de que forma esses saberes contribuem para a formação do futuro farmacêutico. A pesquisa adota abordagem qualitativa e documental, fundamentada na Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Bowe (1992), com ênfase nos contextos de influência e de produção do texto. O corpus da pesquisa é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma universidade da Serra Gaúcha e pelas ementas das disciplinas que integram o plano de execução curricular vigente. A análise evidenciou a predominância dos saberes disciplinares, conforme discutido por Tardif (2002, 2014); a presença dos saberes experienciais, com base na concepção de Cunha (2009, 2013); os saberes pedagógicos, conforme propostos por Gandin (2012); e os saberes curriculares, conforme abordagem de Imbernón (2009). Observou-se que, embora todos os saberes estejam representados no plano de execução curricular, há uma ênfase nas dimensões técnicas e científicas, com carga horária mais limitada dedicada às práticas pedagógicas e experienciais. Conclui-se que o plano de execução curricular analisado está formalmente alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Farmácia e contempla diferentes dimensões da formação, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e sociais esperadas para a atuação do farmacêutico no contexto contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.abstract | This Master's dissertation, linked to the research line of Educational Processes, Language, Technology, and Inclusion, aims to analyze the educational knowledge prioritized in the curriculum of the undergraduate Pharmacy program, seeking to understand how this knowledge contributes to teaching and learning processes and to the training of future pharmacists. The research adopts a qualitative and documentary approach, grounded in the Policy Cycle Approach by Stephen Ball and Bowe (2000), with an emphasis on the contexts of influence and text production. The research corpus consists of the National Curriculum Guidelines (NCGs), the Pedagogical Course Project (PCP) of a university in the Serra Gaúcha region, and the syllabi of the courses that make up the current curriculum. The analysis highlighted the predominance of disciplinary knowledge, as discussed by Tardif (2002, 2014); the presence of experiential knowledge, based on the conception of Cunha (2009, 2013); pedagogical knowledge, as proposed by Gandin (2012); and curricular knowledge, following the approach of Imbernón (2009). It was observed that, although all forms of knowledge are represented in the curriculum, there is an emphasis on technical and scientific dimensions, with a more limited workload dedicated to pedagogical and experiential practices. It is concluded that the analyzed curriculum is formally aligned with the National Curriculum Guidelines and encompasses different dimensions of training, contributing to the development of the technical, ethical, and social competencies expected for the pharmacist?s performance in the contemporary context. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.language.iso | en | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Farmácia - Estudo e ensino (Superior) - História | pt_BR |
| dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Diretrizes curriculares nacionais | pt_BR |
| dc.subject | Pharmacy - Study and teaching (Higher) - History | pt_BR |
| dc.subject | Universities and colleges | pt_BR |
| dc.subject | College teaching | pt_BR |
| dc.subject | Occupational training | pt_BR |
| dc.subject | National Curriculum Guidelines | pt_BR |
| dc.title | Saberes educacionais na graduação em farmácia : alinhamento às diretrizes e desafios para a formação integral do farmacêutico | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8479092473146349 | pt_BR |
| mtd2-br.author.lattes | SANTOS, F. R. | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
| local.data.embargo | 2025-12-03 | |