Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Zanol
dc.contributor.authorSilva, Derli Santos da
dc.contributor.otherGessinger, Rosana Maria
dc.contributor.otherLima, Isolda Gianni de
dc.date.accessioned2017-02-10T18:38:06Z
dc.date.available2017-02-10T18:38:06Z
dc.date.issued2017-02-10
dc.date.submitted2016-11-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1581
dc.descriptionEste trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha deste tema foram as dificuldades observadas na compreensão de conceitos da Trigonometria, ao ministrar este conteúdo no 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O referencial teórico que subsidia a pesquisa é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, além de autores cujas pesquisas estão relacionadas com a mesma. Foram consideradas as condições de aprendizagem, a história da Trigonometria e suas aplicações na Agropecuária, além de recursos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base neste estudo, foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, visando à aprendizagem ativa e significativa, como é o caso da Modelagem Matemática aliada às tecnologias. A partir de questionários para estudantes e professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, cuja análise qualitativa, foi realizada de acordo com Bardin (2011), foram organizadas e aplicadas duas intervenções pedagógicas com o intuito de contemplar a aprendizagem ativa e significativa. A primeira intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Culturas Anuais, quando foi analisado o fotoperíodo, um fenômeno periódico natural que influencia nas culturas agrícolas. Para esta, a estratégia utilizada foi a Modelagem Matemática aliada aos recursos tecnológicos (software Geogebra). A segunda intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Topografia, quando foi realizada uma prática de campo, em que foram efetuadas várias medições em áreas rurais, e utilizadas as razões trigonométricas para o cálculo de distâncias. O produto deste trabalho é um site, onde está disponível uma lista de situações-problema contextualizados de Trigonometria. Concluiu-se que as estratégias propostas, por meio de situações do contexto da Agropecuária, contribuíram para que os estudantes envolvidos consigam atribuir sentido aos conceitos de Trigonometria, declarando-se com melhores condições de analisar e intervir no mundo real e demonstrando sentimentos e opiniões favoráveis sobre Trigonometria.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to contextualize the study of trigonometry in real situations of Agriculture so that students can view the application of the concepts of trigonometry. The factor that contributed to this choice were the difficulties encountered in understanding concepts of trigonometry, by teaching this content in the 2nd year of the Technical Course in Integrated Agriculture to High School. The theoretical framework that supports the research is the theory of meaningful learning of David Ausubel, and authors whose research is related to the same. Were considered the conditions of learning in general about the history of trigonometry and applications in Agriculture, and support resources to teaching and learning of mathematics. Based on this study were developed, implemented and evaluated pedagogical strategies, aimed at active and meaningful learning, such as the Mathematical Modeling coupled with technologies. From questionnaires given to students and teachers of the course, the qualitative analysis was performed according to Bardin (2011), were organized and implemented two pedagogical interventions in order to contemplate the active and meaningful learning. The first pedagogical intervention occurred in the course of annual crops, when we analyzed the photoperiod, a natural periodic phenomenon that influences in agriculture. For this, the strategy used was the mathematical modeling coupled with technological resources (Geogebra software). The second pedagogical intervention occurred in the Topography course, when a practice field was performed, where several measurements were made in rural areas, and used the trigonometric ratios for calculating distances. The product of this work is a website where it is available, a list of contextualized problem situations about trigonometry in agriculture. It was concluded that the strategies proposed, through situations in the context of Agriculture, helped the students involved to give meaning to the concepts of Trigonometry, declaring themselves better able to analyze and intervene in the real world and showing favorable feelings and opinions About Trigonometry.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTrigonometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAgropecuáriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometry - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAgricultureen
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.titleEnsino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6182074905840721pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, D. S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorWebber, Carine Geltrudes


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem