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Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças
dc.contributor.advisor | Fardo, Marcelo Luís | |
dc.contributor.author | Severgnini, Luís Filipe | |
dc.contributor.other | Nery, Carlos Eduardo | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T12:59:17Z | |
dc.date.available | 2017-02-14T12:59:17Z | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1601 | |
dc.description | Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver um jogo sério para o ensino de lógica de programação. Para atingir este objetivo, foram investigadas as relações entre os serious games e a aprendizagem, do ponto de vista da teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. Aém disso, foram discutidas a importância da diversão nos jogos sérios e jogos digitais com uma proposta semelhante. O serious game foi desenvolvido na engine Unity3D, seguindo a metodologia proposta pelo framework DPE. O jogo foi avaliado a partir de sessões de playtesting, cujos resultados demonstraram que o serious game desenvolvido é divertido (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Lógica de computador | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Tecnologias Digitais | pt_BR |