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dc.contributor.advisorLia, Cristine Fortes
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Pereira da
dc.contributor.otherBorin, Marta Rosa
dc.contributor.otherRadünz, Roberto
dc.date.accessioned2017-03-08T17:21:19Z
dc.date.available2017-03-08T17:21:19Z
dc.date.issued2017-03-08
dc.date.submitted2016-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1794
dc.descriptionO Islã é a religião que mais cresce em número de fieis no mundo. Ao longo da História os estudos orientalistas construíram representações acerca dos muçulmanos e de suas práticas que contribuíram para alimentar uma relação de estranhamento desenvolvida entre Ocidente e Oriente ainda durante a Idade Média. Essa relação de estranhamento foi intensificada após a atuação de grupos terroristas que agem desde o século XX utilizando a religião muçulmana como justificativa de seus atos violentos. Observa-se um crescente interesse das diferentes mídias ao se constatar o aumento de produções relacionadas ao tema. Estudantes e professores estão sob influência destas percepções canonizadas sobre os muçulmanos e suas práticas. Neste estudo há o objetivo de compreender as representações elaboradas sobre essa religião no ensino de História. Para isso, analisam-se as representações sobre o Islã e os muçulmanos presentes em duas coleções de livros didáticos de História, destinadas ao Ensino Médio e distribuídas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Destacou-se, neste trabalho, a análise dos conceitos ligados à religião e sua apropriação pelo livro didático. A partir disto, foi elaborado um vocabulário de conceitos para o estudo da História do Islã e dos muçulmanos, com o objetivo de contribuir para os estudos sobre o tema e o trabalho docente na sala de aula, sendo este o produto que acompanha esta dissertação.pt_BR
dc.description.abstractIslam is the religion that grows the most in number of believers in the world. Over the History the western studies construed representations about the Muslims and their practices that contributed to feed a relation of strangeness developed between the West and the East during the Middle Age. This relation of strangeness was intensified after the action of terrorist groups that act since the 20th century using the Muslim religion as the justification of their violent acts. It is observed a growing interest of the different mediums in the increase of the productions related to the theme. Students and professors are under the influence of these canonized perceptions about the Muslims and their practices, in this study there is the objective of understanding the representations elaborated about this religion in the History teaching. To this end, the study analyzes the representations about Islam and the Muslims present in two collections of History textbooks, destined to High School and distributed by the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). It was highlighted, in this work, the analysis of the concepts connected to the religion and their appropriation by the textbook. From that, a vocabulary of concepts was elaborated to the study of the Islam and Muslims‟ History, with the objective of contributing to the studies about the theme, as the product that accompanies this dissertation.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectIslamismopt_BR
dc.subjectMuçulmanospt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectIslamen
dc.subjectMuslimsen
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectHistory (High School)en
dc.titleO estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica : conceitos e representaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0787373935822118pt_BR
mtd2-br.author.lattesCOSTA, J. P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


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