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Projeto do sistema de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de grampos
dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Perini, Fábio Luís | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.contributor.other | Ciapparini, Joel Vicente | |
dc.date.accessioned | 2017-03-14T12:59:08Z | |
dc.date.available | 2017-03-14T12:59:08Z | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1815 | |
dc.description | Nesse trabalho foi desenvolvida uma proposta para a substituição do sistema atual de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de soldagem, por um sistema que utiliza o princípio de fixação por grampos que prendem os levantes da base às longarinas do chassi, pois o método de solda pode vir a influenciar na resistência mecânica das longarinas devido às alterações de sua microestrutura provocadas pela energia do processo de soldagem. Foram dimensionados os principais itens do sistema, que são: o grampo, os elementos de fixação (parafuso e porca), o calço e determinado o torque necessário para atingir a pré-carga de fixação do sistema, bem como avaliado o coeficiente de atrito entre as superfícies de contato. Os grampos foram confeccionados com aço de alta resistência, inicialmente com o aço Optim 900 QC e posteriormente o aço Optim 700 MC. Para os demais componentes manufaturados utilizou-se aço SAE 1020, e foram adquiridos os elementos de fixação para a confecção de três conjuntos de corpos de prova para a realização de ensaios de tração. Para o conjunto de corpos de prova montados com o sistema de fixação atual, onde é utilizado o processo de soldagem para a fixação da carroceria, foi avaliada a capacidade de carga estática de tração, no sentido vertical, sobre o sistema. Para o primeiro conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, onde foi utilizada a fixação por grampos, foi avaliado o comportamento dos componentes de fixação e a resistência ao deslizamento entre as superfícies de contato, obtendo assim um coeficiente de atrito do sistema. Para o segundo conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, os corpos de prova foram redimensionados, reduzindo a massa, trocando o tipo de aço e variando a angulação dos calços. Os ensaios realizados sobre o sistema desenvolvido, demonstraram resultados satisfatórios em relação à fixação do levante da base sobre a longarina, onde foi obtido o deslocamento médio de 0,44% em relação ao comprimento total dos corpos de prova, para a força de tração vertical de 10 kN, demonstrando que o sistema obteve rigidez elevada atendendo às necessidades na fixação da carroceria (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Ônibus | pt_BR |
dc.subject | Juntas (Engenharia) | pt_BR |
dc.title | Projeto do sistema de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de grampos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |