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dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorFranzoi, Elenara Borges Silveira
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.otherPanozzo, Neiva Senaide Petry
dc.contributor.otherLopes, Maura Corcini
dc.date.accessioned2017-03-15T19:03:07Z
dc.date.available2017-03-15T19:03:07Z
dc.date.issued2017-03-15
dc.date.submitted2016-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1840
dc.descriptionEsta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. Essa pesquisa, caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito uma criança surda, com 10 anos de idade, filha de pais ouvintes, frequentadora do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A definição por uma escola de ensino comum como lócus de investigação justifica-se pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em 2008, que pretende assegurar a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino. Para amparar teoricamente este estudo, é utilizado como norteador o paradigma histórico-cultural de Vigotski. A construção dos dados baseia-se em dois níveis de fontes de evidências: as prioritárias, que consistem nas entrevistas semiestruturadas com os professores e mãe da menina, e o diário de campo, composto por registros das observações diretas em sala de aula; e as de apoio, que são os vídeos registrados nas visitas à escola e os registros de acompanhamento da vida escolar da estudante. Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças acerca da visibilidade da criança surda na escola comum. O entendimento da surdez como diferença linguística é imprescindível, pois é por meio desse entendimento que a comunicação e os processos de ensino e aprendizagem serão conduzidos. É possível constatar que a precariedade na comunicação entre a menina e seus interlocutores compromete a qualidade das interações entre eles, assim como interfere de forma prejudicial os processos de aprendizagem da estudante. Os resultados apontam ainda para a necessidade de transformação dos moldes da escola atual, bem como direcionam reflexões importantes quanto à importância da interação, do diálogo e do espaço para as diferenças. O cenário encontrado confirma a necessidade de novas pesquisas e discussões acerca dos aspectos que permeiam a educação, dita inclusiva, dos estudantes surdos.pt_BR
dc.description.abstractThis Master`s dissertation aims to analyze the interaction of deaf children in regular school environments so as to understand not only their interactions in the school context, but also the importance it takes on the acquisition of language and earning. This research, which is characterized as an exploratory case study, has, as it main subject, a ten-year old child, daughter of hearing parents, who is attending the 3rd grade of a public elementary school in Rio Grande do Sul, Brazil. The choice of a regular education school as the focus of the investigation was based on the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, implemented in 2008, which is intended to ensure the inclusion of students with special education needs in regular schools. To theoretically support this study, the Vogotski`s cultural-historical paradigm was used as a guide. The collection of data is based on two levels of sources of evidence: the priority areas, consisting of semi-structured interviews with teachers and the girl`s mother, as well as field journal, made up of records of direct observations in classroom; and the support areas, consisting of videos recorded during visits to the school and follow-up records of the student`s daily life at school. The results show the need for changes in deaf children`s visibility in regular schools. Understanding deafness as a linguistic difference is crucial, since it is through this understanding that communication and the teaching-learning process will take place. It was possible to see that the poor communication between the girl and her peers compromised the quality of their interactions, also seriously interfering with the student`s learning process. In addition, the results not only demonstrate that there is a need to modify the mainstream programs of current schools, but also point to the need of serious reflections on the importance of interaction, dialogue and space for differences. The scenario that has been found confirms the need for new investigation and discussions on the aspects permeating education – said as an Inclusive one – and deaf students.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectVigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934pt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeaf - Educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectMainstreaming in educationen
dc.titleInterações da criança surda em escola comumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0047914684865705pt_BR
mtd2-br.author.lattesFRANZOI, E. B. S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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