Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCunha, Gladis Franck da
dc.contributor.authorNuncio, Ariane Pegoraro
dc.contributor.otherMassoni, Neusa Teresinha
dc.contributor.otherSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.date.accessioned2017-03-20T18:47:58Z
dc.date.available2017-03-20T18:47:58Z
dc.date.issued2017-03-20
dc.date.submitted2016-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1873
dc.descriptionEste trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma de 8º ano, na disciplina de ciências em uma escola municipal de Bento Gonçalves/RS. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, ela é do tipo exploratória. O procedimento metodológico adotado é a pesquisa participante. A análise dos resultados utilizou os dados registrados no diário de bordo da pesquisadora, bem como os trabalhos escritos, produções artísticas e a própria fala dos alunos, os quais, ao término de cada UEPS, foram utilizados para evidenciar se a aprendizagem foi significativa. As atividades desenvolvidas visaram desafiar a transposição dos conhecimentos teóricos em diferentes linguagens que pudessem evidenciar a ocorrência da aprendizagem significativa. A diversidade de estratégias atendeu ao objetivo de realizar uma avaliação qualitativa ao longo do processo. Ao término da aplicação das UEPS, foi possível verificar que esse é um método potencialmente facilitador da aprendizagem significativa e será divulgado na forma de um guia didático, no qual todas as atividades e recursos pedagógicos serão detalhados para que outros educadores tenham acesso e possam utilizá-lo.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to develop, implement and evaluate the contributions of Potentially Significant Teaching Units (UEPS: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, acronym in Portuguese that means Potentially Significant Teaching Units) for the learning content on the human body and health, in a class of eighth school year, in science discipline in a municipal school the city of Bento Gonçalves /RS. The research methodology follows a qualitative approach applied nature. As to the objectives it is the exploratory. The methodological procedure adopted is the participant research. The analysis used the data recorded in the logbook researcher, as well as written works, artistic productions and speech own students, which at the end of each UEPS were used to show if learning was significant. The activities aimed to challenge the implementation of theoretical knowledge in different languages that could show significant learning. The diversity of strategies attended the purpose of making a qualitative assessment throughout the process. At the end of the application of UEPS, we found that this is a potentially facilitative methodology of meaningful learning and thus deserves to be disclosed in form of didactic guide, so that other educators have access to these methodologies.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCorpo humano - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSaúde - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBody, Human - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHealth - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleContribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6284832366673039pt_BR
mtd2-br.author.lattesNUNCIO, A. P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem