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dc.contributor.advisorSantos, Carlos Honorato Schuch
dc.contributor.authorTavolara, Gabriela
dc.date.accessioned2014-05-14T17:20:12Z
dc.date.available2014-05-14T17:20:12Z
dc.date.issued2014-05-14
dc.date.submitted2006-06-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/191
dc.descriptionO objetivo deste estudo consiste em diagnosticar a contribuição do sistema de qualidade das operadoras turísticas na produção e distribuição de seus produtos turísticos no Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da identificação dos sistemas de qualidade utilizados e suas categorias e/ou subcategorias de análise, visa-se conhecer a relação entre o desenvolvimento dos produtos turísticos e os seus sistemas de qualidade. Para isto, foi realizada inicialmente a ampliação do referencial teórico nas áreas da qualidade, planejamento e gestão de serviços para a identificação das variáveis organizacionais e mercadológicas. Posteriormente, uma pesquisa de campo identificou os sistemas de avaliação da qualidade utilizados pelas operadoras selecionadas. Esta dissertação está dividida em 7 capítulos, onde serão tratados aspectos relacionados: a) ao planejamento e estratégia em seus vários níveis, focando o planejamento corporativo das operadoras turísticas; b) a qualidade, seu conceito, sua relação com os serviços e com o turismo; e c) a elaboração e monitoração do produto turístico, por meio da descrição dos processos de desenvolvimento de produto e dos processos avaliativos e seus indicadores de qualidade. Entende-se que os sistemas de avaliação de qualidade existentes nas operadoras turísticas de Porto Alegre devem estar voltados aos conceitos de qualidade em relação à adequação do produto ao uso desde o momento de seu projeto, visando satisfazer: (a) às necessidades do cliente interno e final; (b) às rotinas internas e a padronização de alguns processos do serviço; e (c) à cultura organizacional flexível e à comunicação interna clara e acessível a toda a organização. Todos esses elementos direcionados a critérios de qualidade previamente definidos podem determinar a diminuição do hiato entre a aquisição do produto/serviço esperado e o obtido. A partir dos resultados, identificou-se que o entendimento sobre qualidade é superior às ações de controle e realinhamento no desenvolvimento e distribuição do produto turístico elaborado pelas operadoras de Porto Alegre. Uma possível interpretação para o resultado encontrado é que os mecanismos de aferição de qualidade utilizados pelas operadoras turísticas estudadas não são adequados para representar o comportamento da realidade ou que os gestores são otimistas quando avaliam o resultado de seus esforços na direção da construção da qualidade dos produtos oferecidos. Concluiu-se, portanto, que "o que é percebido é maior do que o que é realizado". Existe a necessidade do aprimoramento e do planejamento de ferramentas de controle eficazes, capazes de efetuar uma análise mais aprofundada dos critérios a serem alcançados pelas operadoras na satisfação de seus clientes.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work consists in diagnosing the contribution of the quality systems in tour operators in the production and distribution of tourist products in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A the identification of quality systems and its categories and subcategories of analysis, will be made to verify the relationship between tourist products development and its quality systems. For that, initially it was made a theoretical revision in quality, planning and service s management to survey necessary data to identify marketing and corporate variable. Afterwards, a field research identify the quality control system used by tour operators in Porto Alegre.The study is divided in seven chapters concerning: a) strategy and planning; b) quality, its concept, relation to services and tourism; and c) development and monitoration, tourist product process description of development, assessment and its quality indicators. It is understood that tour operator s quality systems must be focused on quality concepts in adequacyto the use since the project to satisfy: a) the final and internal consumer; b) internal routines and the standardization of some processes of the service; and c) to the flexible organizacional culture and the clear and accessible internal communication to the whole organization. All these elements directed to the criteria of quality previously defined can determine the reduction of the difference between the acquisition of the expected product/service and the obtained one.From the results it was identified that the agreement on quality is superior to the actions of control and lining up process in the development and distribution of the tourist product elaborated by the operators of Porto Alegre. A possibility of interpretation of this result is that the behavior of the reality it was not being represented adequately for the mechanisms of quality control used by the studied tourist operators. Another interpretation mentions optimistical analysis to it of the managers in the evaluation of the result of its efforts in direction of the construction of the offered product quality. One concluded, therefore, that "what it is perceived is bigger of the one than what it is carried through".pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPlanejamento e gestãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectOperadoras turísticaspt_BR
dc.subjectPorto Alegrept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectQualityen
dc.subjectTouristc producten
dc.subjectTour operatorsen
dc.titleSistemas de avaliação e produto turístico: um estudo exploratório-descritivo nas operadoras turísticas do município de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0523266270270031pt_BR
mtd2-br.author.lattesTAVOLARA, Gabrielapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Turismopt_BR


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