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dc.contributor.advisorVianna, Silvio Luiz Gonçalves
dc.contributor.authorVivian, Leticia Carvalho
dc.contributor.otherSantos, Eurico de Oliveira
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherLimberger, Pablo Flores
dc.date.accessioned2017-05-05T19:05:21Z
dc.date.available2017-05-05T19:05:21Z
dc.date.issued2017-05-05
dc.date.submitted2016-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2476
dc.descriptionO turismo é um dos setores que mais cresce, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se um fator importante para o desenvolvimento econômico. Dentro do turismo, o setor hoteleiro destaca-se na economia do país em razão da capacidade de atender a demanda causada pelo deslocamento de pessoas. O objetivo da presente pesquisa é analisar, com base no modelo SERVQUAL, a qualidade do serviço hoteleiro oferecido pela cidade de Gramado – RS. Este estudo tem caráter exploratório, de natureza qualitativa. Para isso, utilizou-se de um levantamento bibliográfico (em banco de dados e nos principais periódicos do turismo). O objeto de estudo foram os 13 hotéis de categoria luxo e conforto localizado na cidade de Gramado – RS. Os resultados foram alcançados através das análises feitas nos sites e das avaliações destes hotéis feitas pelos clientes nas Online Travel Review. As visões foram estudadas separadamente e na sequência feitas um comparativo entre elas com respaldo da literatura. As análises foram realizadas através do modelo SERVQUAL de acordo com as seguintes variáveis: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Os resultados apresentados mostraram que o capital humano é o elemento que mais carece de investimento por parte dos hotéis.pt_BR
dc.description.abstractTourism is one of the fastest growing sectors, generating employment and income worldwide, making it an important factor for economic development. Within tourism, the hotel sector stands out in the economy of the country because of the capacity to meet the demand caused by the displacement of people. The objective of this research is to analyze, based on the SERVQUAL model, the quality of the hotel service offered by the city of Gramado - RS. This study has an exploratory character, of a qualitative nature. For this, a bibliographical survey was used (in databases and in the main journals of tourism). The object of study were the 13 hotels of category luxury and comfort located in the city of Gramado - RS. The results were achieved through the analyzes made on the websites and the evaluations of these hotels made by the customers in the Online Travel Review. The visions were studied separately and in the sequence made a comparative between them with support of the literature. The analyzes were performed through the SERVQUAL model according to the following variables: tangibility, reliability, readiness, safety and empathy. The results presented showed that human capital is the element that most requires investment by hotels.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração de hotéispt_BR
dc.subjectIndústria de serviços - Avaliação - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectHotéis - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectTurismo - Gramado (RS)pt_BR
dc.subjectHotel managementpt_BR
dc.subjectService industries - Valuation - Quality controlen
dc.subjectHotels - Quality controlen
dc.subjectTourist trade - Gramado (Brazil)en
dc.titleA qualidade no serviço hoteleiro : um estudo de caso na cidade de Gramado-RS com base no modelo SERVQUALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6151070929029128pt_BR
mtd2-br.author.lattesVIVIAN, L. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


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